Presente de Natal: Um artefato explosivo.
Segundo Robson Cândido, Diretor geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Brasília esteve perto de viver uma tragédia. Na véspera do Natal, um artefato explosivo (duas bananas de dinamite ligadas por um fio) foi deixado próximo ao aeroporto. Por alguma razão, não explodiu, e ao ser descoberto pôde ser desarmado. O criminoso, detido, empresário bolsonarista do Pará, revelou que a intenção era causar um tumulto.
Não é segredo que grandes empresários financiaram e financiam condições de permanência de muitos autoproclamados patriotas que dormem e acordam, acampados na porta de quartéis, com discursos descabidos de leis - que lhes foram distorcidas, códigos secretos - que nunca foram ocultados, e enviados messiânicos - que jamais fizeram jus à menor das nobres missões.
Depois de quatro anos de desgoverno, a maioria dos brasileiros retornou às urnas para eleger outro presidente. Optou-se por quem foi impedido de disputar as eleições de 2018, detido, por mais de 500 dias, sem provas; por quem, no passado, dedicou-se a criar melhores condições de vida para a população mais vulnerável; por quem soube projetar o país no mundo e torná-lo respeitável. As urnas revelaram a vontade da maioria. Mas grandes empresários, inclusive mercantilistas da fé, e outros grupos favorecidos pelas políticas menos dignas de um governo notadamente reprovável, assim como seres menos poderosos, mas de uma cólera de que não (se) dão conta, grande parte dessa cólera favorecida pela enxurrada de mentiras de que esses seres são "vítimas" desde 2015, todos eles não se conformam.
Ameaças são feitas a todo momento. Não precisamos frequentar o baixo mundo da Internet para tomarmos consciência delas já que são feitas sem o menor escrúpulo, gravadas e divulgadas, como se não houvesse amanhã. Talvez não haja. Talvez não haja amanhã para a matança de indígenas, para o desrespeito às minorias, para o armamento inconsequente de civis (que, pesquise, favorece principalmente ao crime organizado). Porque ainda que esse artefato explodisse, ainda que outros artefatos sejam fabricados e exterminem vidas e sonhos, ainda que hordas de zumbis se mobilizem, não conseguirão desmentir a verdade das urnas. Elegemos Luiz Inácio Lula da Silva, e ele já está trabalhando pelo país. Feliz Natal.