O mundo está ficando chato?

Certa feita me questionaram: “Esse mundo está ficando muito chato e sem graça, não? Não se pode mais zoar ninguém, nem contar uma piada como antigamente.”

Respondi: “Não. Se você acha graça em fazer uma piada racista, contra mulheres, homossexuais, negros e judeus, se a graça é humilhar alguém, se a graça é colocar os pés no pescoço de alguém e matá-lo, se esse é seu modelo de mundo engraçado, você é um imbecil.”

Não pode haver graça na humilhação de um ser humano. Cada pessoa deve ser chamada pelo nome que desejar. Pelo gênero ao qual ela se identificar.

Não fazer piadas que humilhem a outrem requer de nós aprendizado, pois fomos criados assim - muitas vezes erramos, mas não podemos nos orgulhar de tecer comentários pejorativos.

Prefiro um mundo "chato" no qual se respeitem a diversidade e diferenças a um mundo aparentemente engraçado, mas discriminador e agressivo.

Não se pode ter saudade de um tempo em que uma elite branca podia humilhar; em que um grupo de heterossexuais brancos podiam menosprezar mulheres, pessoas acima do peso, gays ou judeus. Não se trata do politicamente correto - isso é um erro grave: estamos falando de Direitos Humanos garantidos pela ONU desde 1948 e reforçados pela nossa Constituição no seu Artigo 5°.

Não se trata de pensar o politicamente correto, mas o humanamente viável.

Escrito em 23/11/2020 para responder a uma pessoa que me questionou sobre o fato que o mundo estava ficando chato, pois não poderia mais fazer piadas para zoar ninguém, como outrora ocorriam.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 13/04/2021
Código do texto: T7230769
Classificação de conteúdo: seguro