Niveis existenciais e religiosos
Sendo a nossa existência uma espécie de curso intensivo, com instrutores elementares e avançados, cabe-nos colocar nossos interesses nas opções que se afinam com nossas compreensões. Jesus nosso mestre por excelência, nos ensinou que o bem é nosso dever maior.
Os demais encarnados ou não, buscam trazer-nos ensinos mais diretos, que a cada ação temos uma reação, se fizermos o bem seguramente receberemos o bem, e Joana de Angelis através de Divaldo Franco, nos da ensinos mais profundos em suas obras sobre a psicologia dizendo que somos seres de dois bilhões e quatrocentos anos de existência.
Sendo disponível hoje em varias fontes, as obras devem ser vistas e estudadas a fim de nos esclarecer e determinar em qual nível estamos.
O erro religioso principalmente o católico, não pertence a ordem estética, que não engana, é de ordem logica. Consiste em encerrar a religião em dogmas estreitos, em moldes rígidos.
Enquanto o movimento é a própria lei da vida, o catolicismo imobilizou o pensamento em vez de provocar-lhe o voo.
Pode-se dizer que a religião é o esforço da humanidade para comunicar com a essência eterna e divina.
A religião foi emparedada no sombrio ergástulo dos dogmas e dos mistérios; a ciência foi enclausurada nas mais baixas camadas da matéria.
Hoje já não basta crer; quer-se saber.