Fanatismo de ambos os lados é pernicioso

Vivemos num tempo de fanatismos. Seja ele religioso, ideológico, político, de supremacia racial e tantos outros.

Todos esses fanatismos são perniciosos, podendo desencadear conflitos, mortes, até genocídio étnico e de grupos religiosos.

Muito se crítica o mais evidente das formas de fanatismo: o religioso! Mas se negligencia os demais que são tão nefastos como o motivado por crença.

No Brasil atual, por exemplo, o fanatismo político e ideológico tem se transformado numa forma de religião por muitos, gerando divisões, inimizades e confrontos cada dia mais sérios, com marcas de uma iminente guerra civil.

O fanatismo político e ideológico é percebido até em grupos de compra e venda, como OLX e Mercado Livre, que estão deixando de ser grupos de comércio para ser de propaganda política, principalmente por parte dos seguidores do atual presidente. As pessoas estão perdendo até o bom senso de onde estão e querem promover seus ídolos políticos ou difamarem os oponentes ideológicos de qualquer maneira e em quaisquer lugares.

Também faz parte do campo do fanatismo político e ideológico o fato de certas pessoas, inclusive no meio acadêmico, ser contra um preconceito ou discriminação criando na verdade outro. Como é comum atacar a bíblia e o criacionismo e fazer da ciência e da Teoria da evolução ídolos, aos quais se curvam e defendem como fazem os fanáticos religiosos.

Só para exemplificar, hoje numa postagem num grupo de professores de História ao qual participo nas redes sociais, um professor fez a seguinte postagem, que na verdade era um questionamento, mas claramente contra posições do atual governo e de líderes religiosos, ele disse:

"Professor, que sentiria se lhe mandar ensinar: criacionismo, bíblia como se fosse História e outros temas que favoreçam o governo?"

Em meio a dezenas de respostas que criticavam o uso da bíblia e do criacionismo em sala de aula e o governo atual por promover tais ideias, eu respondi o seguinte:

"Bíblia eu não ensino, mas a cito ao falar sobre Evolucionismo, deixando claro que no Ocidente mesmo com o avanço da ciência muitos ainda preferem acreditar no Gênesis por conta da formação religiosa. E ensino tanto a Teoria Evolucionista como a Doutrina Criacionista.

E uso muito a Bíblia para falar de história antiga, sobretudo da Mesopotâmia, do Egito, e dos principais impérios da Antiguidade: como História dos Hebreus, Babilônios, Persas, Assírios e etc.

A Bíblia é uma excelente ferramenta de trabalho para aulas de História Antiga, podendo ser citada até em aulas de História Medieval."

Portanto, caro leitor, devemos ter esse cuidado. Pois ao mesmo tempo que eu denuncio o fanatismo religioso, o mau uso das escrituras e a alienação religiosa, por outro lado eu exalto as religiões, pois as mesmas foram capazes de criar civilizações, excelentes códigos morais, como o Decálogo mosaico (de Moisés), sistemas legais que são as bases de legislações contemporâneas e melhoraram a vida de muita gente. Eu não posso criar um preconceito atacando outro.

Da mesma forma que as religiões fizeram e criaram coisas terríveis e ignominiosas, muita coisa ruim foi criada como se fosse ciência e através de pseudos cientistas, como a eugenia e o darwinismo social, que são teorias raciais de menosprezo e interiorização de certos grupos em detrimento a exaltação de outros.

Em suma, tudo tem potencial de nos fanatizar, de nos tornar menos humanos e até assassinos de uma causa insana, inclusive a pseudo ciência.

A vigilância e o bom senso devem ser a nossa marca. Ou o fanatismo nos fará uma presa fácil.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 27/02/2021
Reeditado em 27/02/2021
Código do texto: T7194311
Classificação de conteúdo: seguro