Nada mais hipócrita que a justiça aparente

A política gera paixões avassaladoras. Tanto a determinado partido ou candidato preferido. Como a ideologia que a pessoa diz abraçar.

Por conta da atitude apaixonada descrita acima, os cidadãos tendem a condenar entusiasticamente os que eles elegem como inimigos políticos ou ideológicos e serem extremamente misericordiosos e complacentes com sua sigla partidária preferencial ou seus políticos queridos.

Vejo todos os dias nas redes sociais, em conversas com grupos de amigos e em publicações em Revistas e Jornais tais atitudes. Proteção a alguns e perseguição a outros. Misericórdia a uns e punição exacerbadas a outros. Amor a uns e ódio gratuito a outros.

Dito isso, venho questionar determinados comportamentos, sobretudo, os que se referem a corrupção, improbidade administrativa e assalto ao erário público.

Em primeiro lugar, questiono a seletividade no ataque a corrupção. O Antipetismo exacerbado pela grande mídia e pelas redes sociais, só para citar um exemplo, deveria nos fazer perguntar se o ódio destilado por parte substancial da população é contra a corrupção ou ao PT. Por que a corrupção do partido dos trabalhadores gera tanta indignação e a do MDB, DEM, PSDB, PSL e outros não incomodam? Por que a prisão do Lula gerou tanto prazer em milhões de pessoas, mas a prisão de Michel Temer e de outros políticos não? Por que a possível soltura do Lula leva milhões a ficarem indignados, mas a permanência de Aécio Neves e Romero Juca soltos não incomodam a maioria absoluta da população brasileira? Por que aqueles que vociferam contra a corrupção petista, não reclamaram da Privataria Tucana (que vendeu corruptamente mais de 70 estatais a preço de banana), do laranjal do PSL e da eterna corrupção do MDB, o maior câncer da história política do Brasil? Mas ainda, por que os cidadãos de bem, os que gritavam que "bandido bom é bandido morto" não se incomodaram com o envolvimento do Flávio Bolsonaro com as milícias e por ele pedi vezes a justiça para não o investigar ?

Ser contra a corrupção é ser contra a todo e qualquer ato ilícito, independente de quem o tenha praticado, independente da ideologia que o criminoso defenda ou de qual partido ele esteja filiado. Por isso, Victor Hugo dizia: "A primeira igualdade é a justiça". E o Artigo 5° no seu caput diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..."

Tão vergonhosa e nefasta quanto um sistema de justiça seletivo é a seletividade de cada um de nós em relação aos praticantes de atos ilícitos. A justiça de uma nação ou de cada ser humano deve ser abrangente a todos. Sem preferência. Sem exceções. Sem partidarismo. Sem perseguições a uns em detrimento de outros.

A justiça de muitos nada mais é que trapo de imundícia. Pois querer punição severa de alguns e não investigação, apuração e julgamento de outros é algo extremamente vil.

Quantos milhões de brasileiros acharam normal o julgamento relâmpago de Lula em duas instâncias para que o mesmo não concorresse ao pleito presidencial, enquanto hipocritamente nunca se incomodaram que dezenas de políticos tenha seus crimes prescritos, pois demoraram demais seus julgamentos, a ponto de perder o prazo de punibilidade. Como ocorreu mais de uma vez com os delitos de Jader Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros e dezenas de outros corruptos. Se você acha normal que uns sejam julgados com extrema celeridade, enquanto a prescrição de crimes cometidos por políticos sempre foi a regra, você não é contra a corrupção, muito menos possui senso de justiça.

A mesma celeridade ocorrida no caso Lula eu e você devemos querer para todos os casos de envolvimento de políticos em atos escusos.

Justiça aparente não é e nunca foi justiça. Justiça para ser justiça tem que ser abrangente. Com julgamento justo, com direito a ampla defesa e um juiz imparcial.

Eu espero de mim mesmo, que eu nunca caia no ardil político-ideológico. Que é desejar ardentemente a condenação de uns, mesmo estes sendo possivelmente inocentes. Enquanto desejo que culpados que eu simpatizo ande livremente.

Só para estes que anseiam que a justiça prevaleça sobre todos, cabe a máxima de Jesus no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois eles serão fartos".

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 14/09/2020
Código do texto: T7062629
Classificação de conteúdo: seguro