Presidente assinou decreto para manter igrejas abertas
Acabo de ler uma reportagem na qual inúmeros líderes religiosos: padres, pastores, bispos e autoridades não eclesiástica, criticavam o Decreto Presidencial que mantém as igrejas abertas no período da pandemia do covid-19.
Ontem eu explicava na Live que fiz, sobre o perigo do Retorno as aulas nesse momento, o que também quer o presidente da República, por considerar que crianças, adolescentes e jovens não são grupos de risco. Apesar que já morreram centenas de pessoas ao redor do mundo em idade escolar, mesmo não sendo a maioria dos óbitos, mas claramente podem morrer como passarem adiante o vírus, chegando até os idosos e pessoas do chamado grupo de risco: como cidadãos com problemas pulmonares, diabéticos, os casos mais delicados e frágeis.
Também na referida Live eu dei o exemplo de uma das minhas salas de aula com 48 alunos. E disse: "Imagina um único aluno infectado numa sala pequena, mal ventilada e lotada. Em uma aula estarão com o vírus os outros 47 alunos e o professor".
As igrejas, assim como, as escolas, clubes e boates, são locais de aglomeração. Os templos religiosos, são frequentados especialmente por pessoas idosas, portanto, é insensato mantê-las abertas nesse momento. Além do que, não existe nenhuma proibição a cultos e não há nenhuma lei de intolerância religiosa em vigor no Brasil. As pessoas podem cultuar seu Deus, cantar seus cânticos e louvores, ouvir homilias, pregações e programas religiosos em seus lares.
Assim como devem fazer o que Cristo ensinou nos Evangelhos, no Sermão da Montanha: "Fechar a porta do seu quarto e orar a Deus em secreto ..." pois Deus irá atendê-los com sua graça e misericórdia.
Todo esforço que pudermos fazer para evitar o contágio é necessário. Todo ato de preservação à vida é louvável. Ninguém proibiu cultos, o que se proibiu é ir a locais de aglomerações de pessoas.
Além do mais, muito mais importante que ir ao culto, no lugar que se faz cerimônia religiosa é ter uma vida que cultue a Deus e o glorifique entre os homens.
Mas importante quer ir ao templo é ser o templo e habitação do altíssimo.
Mas importante que ir na "igreja" para cultuar é ser igreja com seus irmãos.
Muito mais importante que a encenação religiosa e teatral num culto público num templo é fazer obras em prol da humanidade em secreto.
Pense nisso e seja prudente! Pois Jesus disse: "Seja simples como um pomba e prudente como uma serpente ". Talvez agora os religiosos entendam o significado de "orar e vigiar", dito pelo Rabi da Galileia.
Obs.: Excerto escrito em 21/03/2020, como uma reflexão em relação aos templos estarem fechados em tempo de pandemia.