A ironia de coar um mosquito e engolir um camelo: sobre o Especial de Natal do Portas dos Fundos

Eu não quis comentar sobre o Especial de Natal do Portas dos Fundos, que fez uma sátira sobre a vida de Jesus gerando ódio e indignação dos cristãos católicos e evangélicos. Primeiro porque não perderia meu precioso tempo para vê-lo. Segundo, porque sou um crítico da religião e continuarei sê-lo, todavia, sem fazer chacota com as mesmas: criticar com conhecimento é totalmente diferente de escarnecer e vilipendiar.

Terceiro, porque considero que a liberdade de expressão que nos é muito cara e fundamental não deve ser usada para escarnecer e humilhar quem quer que seja, principalmente o maior ícone da religião de uma nação.

Conquanto eu tenha dado razões para não ter assistido o controverso Especial, venho aqui expressar o que deveria ser de fato as preocupações de qualquer pessoa que se diz cristã.

Cristão antes de se preocupar com o Portas dos Fundos, você deveria se preocupar com milhões de famintos no seu país e no mundo. Não tem como dormir e viver tranquilamente sabendo que cerca de 5 milhões de brasileiros não têm o que comer, que milhares de crianças e adolescentes passarão fome nas férias, pois as mesmas só comiam na merenda escolar.

Deveriam se preocupar com o meio ambiente. Com as queimadas nas nossas florestas. Com óleo no mar. Com a falta de saneamento básico. Com as invasões de terras indígenas e o assassinato de índios que lutam bravamente pela defesa de suas terras.

Deveriam se preocupar com o comércio dentro das igrejas. Com os mercenários da fé. Com as igrejas empresas. Com a politicagem dentro dos templos. Do povo sendo usado como curral eleitoral.

O que deveria causar indignação e furor é o fato da "Bancada Evangélica " ser a que mais votou contra os direitos da população. Votou em peso na Reforma da Previdência e na Reforma Trabalhista. Ambas reformas penalizarão os mais pobres e humildes.

Deveria te causar asco é ver crentes fazendo “sinal de arminha” dentro das igrejas e na “Marcha para Jesus”, para agradar políticos. Esquecendo que o símbolo do Cristianismo é uma cruz, não uma arma de fogo.

Deveria te apavorar o fato do Brasil ser um dos países que mais ocorrem feminicídios no mundo. Que uma mulher é estuprada a cada 45 segundos. Que um homossexual é assassinado a cada 28 horas em nosso país e que 40% da morte de LGBT no mundo ocorre no Brasil. Se isso não te sensibiliza você não é cristão.

Certa feita Jesus disse aos líderes religiosos de Israel: “Condutores cegos! Que coais um mosquito e engolis o camelo.” O mestre estava dizendo que as vezes nos importamos com detalhes, com aquilo que é insignificante e esquecemos das coisas importantes e fundamentais da existência.

Traduzindo para a indignação contra o Especial de Natal do Portas dos Fundos, isso não é nada. Isso é insignificante, diante do que ocorre a cada dia e fingimos não ver ou não nos sensibilizamos.

Vamos acordar para o que de fato é importante. Para o que de fato dá sentido a existência. Vamos deixar o supérfluo de lado e se voltar para as grandes questões da existência. Vamos para com a hipocrisia de coar um mosquito e engolir um camelo.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 17/04/2020
Código do texto: T6920095
Classificação de conteúdo: seguro