Preconceito existe para todos os lados, na escola os meninos orientais eram  chamados de olhos rasgados, que pareciam com bodes,  que japonês comia cebola, todo mês, que eles cheiravam temperos, mas a verdade é que ali debaixo daqueles cabelos negros olho raso e puxado, ali estava guardado uma mente brilhante, os melhores alunos da classe eram de origens orientais. – mas é japonês!                                                                                          - mas é inteligentíssimo, organizados e criativos, assim mesmo os lampejos de preconceitos ainda que sem motivo desferisse esses golpes tão sofridos e covardes.
- você, você sim é um branquelo que parece uma barata descascada, apelidavam as meninas Italianas de barata albinas, você tem cabelo de fogo, sardenta de olhos desbotados, comilona de polenta, bunda branca, sai daqui gorducha botinuda.                                                             Os alunos Italianos também sofreram preconceitos, mais na idade escolar, e os adultos diziam que falavam muito palavrão, Italianos comedores de polentas... Alguns até brigavam defendendo sua raça. Na verdade o preconceito nos trazem muitos aborrecimentos.
Existe preconceito sobre defeito físico, gordos, magros, baixinhos, os muito altos se diziam vara pau... Falando das crianças, elas voltavam pra casa em maiores choros, gritando e se descabelando por ter recebidos tais apelidos.
Os meninos filhos de Libanês viviam sobre tentações, os coleguinhas fazendo bullying chamando de turco sovina, que eram filhos de mascates, inventavam todos os tipos de apelidos para os meninos libaneses...
Lembro-me que no recreio, na hora do futebol as gritarias intensificavam aí todos os nomes vinham à tona. Tinha um menino que era o maior craque de todas as escolas, jogava a maior bola, artilheiro invicto, ninguém o superava em resistência física e corpo atletas, esse ninguém ousava a fazer bullyng, era o mais forte e se mexessem com seus brios levava na cara mesmo, apanhava até sair sangue, ele defendida sua raça como defendo um irmão em uma briga de rua, mas, porém ele se orgulhava quanto o chamava de Pelé; O maior ídolo da raça negra que representava o nosso país pelo mundo, ele brilhou pelos estádios em copa do mundo, era um negro inteiramente brasileiro, atleta do Santos Futebol Clube.
Edson Arantes do Nascimento, Cruz de Souza, Zumbi dos Palmares, Castro Alves, Emílio Santiago, Gilberto Gil, Joaquim Barbosa, Minhas homenagens a tantos outros grandes homens de nossa história.
         “PRECONCEITO É DOENÇA DE GENTE FEIA”.     
 
                           20 de Novembro de 2018.

 
Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 20/11/2018
Reeditado em 20/11/2018
Código do texto: T6507286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.