Os vícios matam

Quem é viciado em álcool, drogas, sexo e comida, não acredita em Deus, não curti a natureza, não se compraz com animais de estimação, não gosta de música nem poesia, não aprecia uma obra de arte, não gosta de ler bons livros, é avarento e materialista, já está morrendo aos poucos rumo à escuridão.

Sabe-se que o vício destrói a nossa alma, os nossos bons pensamentos, a nossa identidade. Os efeitos colaterais das drogas matam os nossos neurônios, onde são processadas nossa inteligência e sabedoria nos levando à loucura. Por último, as drogas matam o nosso corpo causando desidratação e anemia. Ainda pode ocorrer uma overdose, grave intoxicação.

O viciado ou usuário de droga torna-se uma pessoa estressada, antissocial, insuportável, sem entendimento e sensibilidade. Destarte, perde o convívio com a sociedade, perde o emprego, perde a família, os amigos, se ampara em outros usuários, se torna solitário, entra em depressão – tristeza profunda.

Na área da Medicina, o tratamento é feito por psicólogo e psiquiatra, com terapias, internações e remédio de tarja preta para a abstinência e revitalização do corpo e da mente. Mas dependendo das circunstâncias tardias, o viciado passa a ter problemas mentais irreversíveis, como perda da capacidade intelectual, artística e social.

Em muitos casos, o viciado passa por um processo de “psico-educação”, onde reaprende hábitos saudáveis, como ter uma religião, praticar esportes e trabalhar. Passa por uma lavagem cerebral. É como nascer de novo. Mas, todo trabalho se torna em vão se o viciado não tiver forças e apoio da família e amigos.

O sexo sem controle pode gerar violência física e sentimental e causar transtorno mental. A avidez por comida pode causar obesidade e doenças físicas e mentais. .Temos que ser fortes para vencer os obstáculos e nos livrar do vício que aniquila nossa alma e tira a nossa energia. A fé em Deus é como um remédio que restabelece nosso corpo e alma. A terapia e os remédios são necessários em conjunto com a nossa fé e religiosidade para vencermos toda perturbação emocional e sentimental.

Deus nos amou de tal maneira, que deu o seu unigênito Filho para nos salvar. Jesus Cristo foi crucificado na cruz, mas ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus e está senta do à direita do Pai celestial esperando para nos levar ao Paraíso onde viveremos imaculados e cheios do espirito santo. Disse Jesus Cristo: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim (João 14:16). Para sermos cristãos, temos que aceitá-lo como Senhor e Salvador.

Se não deseja ser um cristão, lembre-se que as outras 04 maiores religiões do mundo, ou seja, islamismo, judaísmo, budismo e hinduísmo, também pregam uma vida equilibrada, sem vícios. Mas, se não quer pertencer a uma denominação religiosa, não importa, o que importa que tenha fé em Deus e não tenha nenhum vício prejudicial e a si mesmo e ao próximo. Pois o importante é vivermos com lucidez e sermos útil à sociedade e ao país.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/08/2018
Reeditado em 22/08/2018
Código do texto: T6426474
Classificação de conteúdo: seguro