A imigração ilegal deve acabar
Qualquer cidadão para sair do seu país rumo a outro país precisa de um passaporte e de um visto de permanência. O passaporte é um documento expedido pela Polícia Federal ou órgão similar do país de origem, e tem como objetivo proibir que pessoas procuradas pela Polícia ou em débito com a Justiça evadam do país. O visto é um acordo firmado entre países, que é concedido por embaixadas e consulados do país destino, e tem como objeto o controle da economia e a segurança nacional.
Os vistos são provisórios e permanentes. Os vistos provisórios têm validades diversas e englobam atividades, como viagens de negócios, viagens de artistas e desportistas, permanência de jornalistas correspondentes e intercâmbios estudantis e culturais. Os vistos permanentes são destinados a pessoas que pretendem fixar definidamente. A maioria dos vistos permanentes é concedido para quem vai trabalhar ou estudar por tempo indefinido.
Obter um visto permanente de um país como Estados Unidos ou Inglaterra não é tarefa fácil. Os países considerados ricos não aceitam pessoas pobres, sem formação escolar ou profissional. E ao utilizar um visto provisório de turismo para trabalhar, a pessoa se torna um imigrante ilegal, com o risco de ser deportada para o seu país de origem. Há muitos imigrantes ilegais nos países do primeiro mundo em busca de uma vida melhor, inclusive do Brasil.
Diante da dificuldade de tirar um passaporte e conseguir um visto de permanência do país destino, muitos entram irregularmente no país almejado através de agenciadores, os chamados coiotes. Muitos morrem pelo caminho em travessias perigosas ou são presos pela polícia local e deportados. Os que conseguem entrar se tornam imigrantes ilegais.
O Brasil por ser um país em desenvolvimento atrai imigrantes ilegais vindo de países como Haiti, Bolívia e Colômbia. Muitos imigrantes vêm como traficantes ou com o intuito de cometerem roubos e furtos. E muitos são presos e deportados para os seus países de origem. A imigração ilegal é um problema social, de âmbito mundial. Os países desenvolvidos e em desenvolvimento precisam legalizar as imigrações ilegais das pessoas que querem trabalhar e estudar. Quanto aos imigrantes ilegais criminosos, estes sim, devem ser presos e deportados aos seus países de origem.