ADOÇÃO

A adoção é uma forma diferenciada de construir uma família, envolve diversos aspectos jurídicos, sociais, psicológicos, envolvendo a criança e ou adolescente e os propensos pais adotivos.

A legislação brasileira, através de todo o tramite jurídico no processo de adoção considera delicada a inserção da criança e do adolescente em famílias adotivas, sob o risco de esses passarem por um processo de adaptação e da possibilidade de rejeição por ambas as partes.

No Brasil atualmente, há muitas crianças aguardando adoção, estão em instituições, como orfanatos, abrigos, casa do menor ou sob proteção da justiça, do outro lado muitas famílias aguardando aprovação para adotar. A lei de adoção no Brasil, possui uma série de exigências para quem se propõe a adotar, embora em alguns casos pareça moroso e burocrático, entende-te que as leis visam a proteção e bem estar do menor primeiramente, avalia as condições psicológicas, morais, financeiras, entre outros aspectos do adotante, muitas vezes a vontade da família vai na contramão de algumas dessas exigências, considerando ainda que alguns casais ou pessoas que pretendem adotar, costumam traçar perfis do tipo de criança que desejam, dificultado o processo.

Vale ressaltar porém que adotar é antes de tudo um ato de amor, de doação, e quem se propõe a adotar deve está preparado para enfrentar os desafios, mas também de desfrutar de uma doação prazerosa e infinitamente gratificante.

Maria José Araujo Rosa
Enviado por Maria José Araujo Rosa em 19/11/2012
Código do texto: T3994633
Classificação de conteúdo: seguro