Qual a necessidade de sair do armário?
Certa vez, ao falar sobre minha homossexualidade e revelar meu desejo de poder sair do armário e não esconder isso de mais ninguém, uma pessoa me perguntou por que eu precisava daquilo? Disse que a sexualidade é algo muito pessoal e não há necessidade de o mundo saber disso. Aquilo me fez pensar um pouco, em certo ponto até concordei com ele, pois seria muito mais fácil viver no armário e simplesmente ignorar o resto do mundo. Ninguém precisaria saber com quem eu iria para cama, afinal isso era algo íntimo e que só dizia respeito a mim e meu parceiro. Porém, com um tempo fui descobrindo o porquê da necessidade de se assumir, entendi sim, que os heterossexuais não saem gritando aos quatro ventos sobre sua sexualidade, mas isso se deve ao fato de que aos olhos da sociedade todos nascem heterossexuais até que afirmem o contrário. Quando se começa a conhecer um rapaz, é provável que o perguntem se ele tem namorada, pois para a sociedade a norma é que todo rapaz sinto atração por moças, nesse ponto, surge a importância do destaque das minorias sexuais.
Acredito que um dos motivos mais importantes de se assumir é a sinceridade consigo mesmo, se você passa a esconder algo, mesmo que de poucas pessoas, você logo vai precisar mentir e mentindo logo se acostumará com a inverdade, portanto, se perderá, não saberá quanto é de você e quanto é o que o mundo lhe tornou. Mas não para por aí, esconder a homossexualidade seria também, concordar que isso é algo feio, errado e que merece ser ocultado dos olhos da sociedade e ISSO NÃO É. Por último e nem menos importante, ficar no armário faz com que regressemos ao passado, seria concordar com todas as informações mentirosas e desumanas a respeito dos gays e lésbicas se sobressaiam, seria o desperdício da luta de milhares de pessoas que durante a história lutaram para ter o direito de sentir orgulho de ser quem são e poder dizer em voz alta “EU SOU GAY”, sem medo de ter sua voz silenciada por serem uma minoria quase oculta.
Então, quando alguém lhe questionar sobre o porquê da necessidade de sair do armário ou porque de precisar dizer às pessoas que você sente atração pelo mesmo sexo, você já saberá o que dizer, eu não sabia, mas aprendi. Não é uma questão de querer se diferenciar da sociedade, mas sim, uma questão de sentir orgulho. De mostrar para todos que você se ama e se aceita como o ser humano imperfeitamente perfeito que você é.