O êxodo rural

Cansado da vida rudimentar e carente, o homem do campo, sem terra, ou sem recursos para dela adquirir o seu sustento, parte para a cidade em busca dos sonhos de uma vida melhor, onde há perspectivas de formação e emprego para os seus filhos.

Pois no campo falta lhe quase tudo, como assistência médica e escolas para seus filhos. Enfim, ficam dependendo da cidade com os custos da distância. E muitos pais sem terem opção mandam seus filhos para as cidades para estudarem em faculdades.

Os governos federal, estaduais e municipais têm tentado amenizar essa situação, com escolas rurais ainda precárias, e aposentadorias aos 60 anos de idade. O que ainda é muito pouco para evitar o êxodo rural e, por conseguinte o subemprego na cidade.

A burocracia para os financiamentos tem atrasado o plantio causando prejuízo na colheita, que muitas das vezes não compensam o custo da produção. Há também as intempéries da natureza causada pela ação do homem como efeito estufa. Se houvesse subsídios e fomentos para o homem do campo valeriam à pena. E o país teria mais alimento para a sua população, e ainda poderia exportar, e decerto aumentaria a produção agrícola.

Sem subsídios e fomentos para o pequeno produtor, só os grandes produtores ficam no campo, com suas máquinas e pouca mão de obra. O pequeno produtor sem condição de plantar e vencido pelo atravessador acaba vendendo as suas terras a preços baixos e indo para a cidade.

Essas famílias vindas do campo se alojam nas periferias nas cidades, aumentando as favelas; seus filhos não têm acessos a escolas nem a uma profissão e logo vão para as ruas conviverem com as drogas, o que aumenta a criminalidade nas grandes cidades.

É preciso que haja uma política governamental voltada para o homem do campo, com projetos rurais, inclusive de levar até este o conforto da energia elétrica. É preciso evitar que o homem do campo vá para a cidade; pois o país não oferece condição para todas as pessoas que moram ou que queiram morar nas cidades; pois ainda somos um país agrícola, um dos maiores exportadores de grãos como soja e milho. O nosso desenvolvimento industrial ainda está concentrado em determinadas regiões, o que tem causado uma má distribuição de renda e diferenças sociais.

(publicado no blog alonsopimentel, em 12-10-2010)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/02/2011
Código do texto: T2801577
Classificação de conteúdo: seguro