A história do Egito

O Egito é um país milenar. Registros históricos datam a existência do povo egípcio há cerca de 4 mil anos a.C., época dos faraós, em que foram construídas as pirâmides consideradas patrimônio da humanidade. Conforme a Bíblia Sagrada, os hebreus escravizados pelos faraós durante 430 anos ajudaram a construir as pirâmides; foram libertados por Moisés servo de Deus, depois de 10 pragas serem lançadas no Egito. (As dez pragas foram: a praga do sangue, a praga das rãs, a praga dos piolhos, a praga das moscas, a praga da peste dos animais, a praga das úlceras, a praga da saraiva, a praga dos gafanhotos, a praga das trevas e a praga sobre os primogênitos.)

Em 3200 a.C. o Egito se unifica e é governado por uma sucessão de dinastias. Alexandre, o Grande conquista o Egito em 332 a. C. Nos séculos seguintes o Egito é dominado pelos romanos, século I a.C., pelos bizantinos, século IV, pelos árabes, século VIII que impõem o islamismo, e pelos turco-otomanos, século XVI. O povo egípcio ainda é dominado por tropas de Napoleão, século XVIII, por forças britânicas e turcas em 1805, e por fim ocorre a ocupação britânica em 1822.

Em 1922 o Egito proclama a independência e adota o regime monárquico, tendo como rei Fuad I. A ocupação britânica dura até 1936, quando passa a manter tropas somente na zona do canal de Suez. O rei Fuad I morre em 1936 e é sucedido por seu filho Farouk. Em 1952 o rei Farouk é deposto por oficiais liderados pelo coronel Gamal Abdel Nasser, que proclamam a república, e Nasser torna-se presidente. Em 1956 o Egito nacionaliza o canal de Suez, que estava sob o comando do Reino Unido.

Em 1970 o presidente Nasser morre, e o vice Anuar Sadat assume, e é assassinado em 1981. O sucessor é Hosni Mubarak, Em 1999 um referendo ratifica com 94% a permanência de Mubarak por mais 06 anos. Em 2005 o Parlamento aprova um referendo popular, emenda constitucional, que propõe a eleição presidencial pelo voto direto. E em setembro, Mubarak é reeleito com 88% dos votos para o seu quinto mandato, sendo que apenas 23 % dos eleitores votaram.

A República Árabe do Egito está situada no nordeste da África, divisa com a Ásia. Tem uma área de 1.002.000 quilômetros quadrados, e 76,9 milhões de habitantes; e uma das maiores forças armadas do mundo árabe. Todo o território do Egito é desértico, exceto às margens do rio Nilo e na costa do mar Mediterrâneo. Há escassez de água. A sua riqueza se deve a produção de petróleo, turismo e pedágio cobrado no canal de Suez.

Há duas semanas uma manifestação popular toma conta do país pela saída do presidente Hosni Mubarak. Protestam contra a estagnação da economia e o autoritarismo no Governo. As forças armadas estão nas ruas. Há confronto de manifestantes contra e a favor do Governo de Mubarak, com muitas mortes e feridos. Milhares de manifestantes estão acampados na praça Tahrir, no centro da capital Cairo. Também há manifestações em outros países. O presidente Mubarak promete uma saída pacifica com uma transição democrática, reformas constitucionais e eleição presidencial. E alguns países como França já ofereceram asilo a Mubarak; resta ao mesmo aceitar ou não.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 07/02/2011
Código do texto: T2777272
Classificação de conteúdo: seguro