Sacerdote luterano transexual divide a Finlândia
Por Admin em Notícias em 02-11-2009


O sacerdote luterano Olli Aalto, pai de três filhas e duas vezes divorciado, um finlandês de 55 anos, rezou ontem sua primeira missa depois de submeter-se a uma operação de mudança de sexo, o qual dividiu seus paroquianos em duas vertentes: os que louvam sua coragem e os que consideram que é um blasfemo.

O pastor Olli Aalto decidiu há um ano tornar pública sua transexualidade e pediu uma licença em sua paróquia, com o objetivo submeter-se a um tratamento hormonal e cirúrgico para tornar-se a mulher que sempre acreditou ser. Aalto aproveitou seu período de licença para defender publicamente os direitos dos transexuais nos meios de comunicação, ao mesmo tempo em que trabalhava como pesquisador em uma associação religiosa.

Reações adversas
A volta ao apostolado deste sacerdote abriu um amplo debate na Finlândia, um país de 5,3 milhões de habitantes onde 97% da população é adepta à Igreja Evangélica Luterana.

Ainda que muita gente simpatize com ele, chegando inclusive a criar um grupo de apoio na rede social Facebook, também há quem se mostre escandalizado e utilize a Internet para xingar o padre, aliás, a madre. No entanto, também há quem admire a coragem de Aalto, e não só entre os membros da comunidade gay e transexual, que demonstraram publicamente seu apoio. As próprias autoridades eclesiásticas decidiram dar uma oportunidade a Aalto já que que a igreja luterana permite o sacerdócio feminino.

Fonte de pesquisa.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 23/01/2011
Reeditado em 23/01/2011
Código do texto: T2746380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.