A religião de Maomé

Os árabes são de origem semita (Do hebr. Sem, nome do filho de Noé.) e espalharam-se pela península Arábia. Eram nômades, tinham muitos ídolos, dentre eles a pedra negra. Dedicavam-se ao pastoreio de cabras e ovelhas, e ao comercio de mercadorias entre o oriente e o ocidente, contatando com inúmeros povos e culturas.

Entre as caravanas que atravessavam os desertos do Oriente Médio em busca do mar Mediterrâneo, Negro e Vermelho, seguia um jovem nascido em Meca chamado Maomé. Nessas viagens, Maomé teve a oportunidade de conhecer o cristianismo e o judaísmo.

Aos 40 anos de idade, Maomé se tornara um próspero comerciante, graças ao casamento com uma viúva rica de nome Cadija. Maomé dedicava-se a meditar no deserto, quando teve pela primeira vez a visão do anjo Gabriel que lhe revelou uma nova religião. Foram três as visões ao anjo Gabriel.

Maomé iniciou a elaboração da nova religião monoteísta semelhante ao cristianismo e judaísmo, sob a égide de Alá. Pregou contra a idolatria das tribos árabes, foi ridicularizado pelos coraixitas, pois estes não queriam perder os privilégios que possuíam. Maomé transmitia os seus ensinamentos aos seus discípulos, que anotavam em pergaminhos, papiros e omoplatas de carneiro.

Durante 10 anos Maomé pregou em Meca, sem sucesso. Converteu apenas alguns amigos e parentes. Sofreu atentado contra a sua vida e foi expulso da cidade. Em 622 d.C (ano do episódio que ficou conhecido por Hégira) instalou-se em Iatreb, ou Medina, onde fundou o islamismo, religião monoteísta que tem como livros sagrados o Alcorão e a Suna, que são compostos de frases curtas e rimadas. Xiitas, seguidores do Alcorão; e Sunitas, seguidores do Suna.

Em 630 d.C, Maomé e seus seguidores voltam a Meca, tomam a cidade e destroem os seus ídolos, menos a pedra negra, e instituem o Islão, isto é, o mundo dos crentes, daqueles que acreditam em Deus. A religião maometana espalhou-se rapidamente; e mesmo após a morte de Maomé, continuou convertendo gente na Arábia, no Império Turco, na África do Norte, na Pérsia (hoje Irã), e em grande parte da Índia. O islamismo é hoje uma das maiores religiões do mundo, e os muçulmanos ou maometanos são os seus seguidores.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 07/07/2010
Reeditado em 26/07/2010
Código do texto: T2363205
Classificação de conteúdo: seguro