Violência nos estádios

A Polícia Militar do Estado de Goiás encaminhou ao Ministério Público local, um documento contendo 300 páginas onde solicita o fim das torcidas organizadas do Goiás Esporte Clube e do Vila Nova Futebol Clube. São as torcidas Força Jovem e Esquadrão Vilanovense, respectivamente.

Este documento trata-se de um arquivo de ocorrências registradas contra torcedores-membros das torcidas organizadas, em que constam agressões físicas, lesões corporais, portes de armas, etc. E recentemente a morte de três torcedores do Vila Nova por torcedores do Goiás.

A Polícia Civil apresentou inquéritos onde são incriminados os presidentes das duas torcidas por formação de quadrilhas e incitação à violência, e os torcedores-membros por crimes de danos, agressões físicas, lesões corporais, tráficos de drogas, portes de armas, etc.

As incitações de violência entre as duas torcidas estão estampadas na internet, com muitas provocações. No dia de jogo entre os dois times rivais há uma guerra, um verdadeiro campo de batalha. O arrastão começa com a depredação de ônibus e termina em pancadaria e tiroteios. O torcedor comum que vai ao estádio está sujeito a levar uma cacetada ou algo mais. As Polícias Militar e Civil já não têm o controle.

O Ministério Público e a Justiça vão analisar o pedido e se há amparo legal, com base nas defesas dos presidentes das torcidas. Mas alguma coisa precisa ser feita para o bem de torcedores comuns que frequentam os estádios e estão sujeitos a essa onda de violência e criminalidade.

Mas seja qual for a decisão, o policiamento das duas polícias, Militar e Civil precisa ser reforçado. Pois além da guerra entre as torcidas, há muitos bandidos infiltrados, que traficam drogas, furtam, roubam etc.; ainda há pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas e de drogas. Enfim, é preciso reagir contra essa onda de violência e criminalidade nos estádios.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 19-02-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 10/06/2010
Reeditado em 10/06/2010
Código do texto: T2311240
Classificação de conteúdo: seguro