Por um trânsito melhor em Goiânia

Goiânia é uma das maiores cidades do país, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Conforme pesquisas, existem na cidade 862 mil automóveis, o equivale a 0,57 por habitante. Há quem tem mais de um veículo e quem não tem nenhum. E nem todos os carros trafegam em um mesmo horário. Imaginem se trafegassem, seria um caos ainda maior.

Nos horários de pico, entre 07 e 08 horas e entre 17 e 18 horas há engarrafamentos em várias ruas e avenidas. Percurso em que se faz em 20 minutos dura 01 hora ou mais. Devido ao estresse dos motoristas, muitos acidentes acontecem causando discussões e violência.

Muitas medidas já foram tomadas pelas autoridades por um trânsito rápido, como construções de viadutos, alagamentos de avenidas, mudanças de sentido de direção, eliminação de rotatórias, faixas exclusivas para ônibus e sincronização dos semáforos (a chamada linha verde). Os semáforos de três tempos estão sendo substituídos por semáforos de dois tempos com o intuito de dar mais fluidez ao trânsito.

A mais recente mudança causou reclamação de muitos comerciantes e clientes. Ou seja, a proibição de parar e estacionar na T-7 e T-9, duas principais avenidas que liga o centro a região sudoeste da cidade. No percurso de 8 km de cada avenida há uma placa em cada poste, além dos guardas pronto para multarem.

A medida além de afetar os comerciantes afetou também os clientes, pois se não quiserem pagar por um estacionamento particular, têm que deixar o carro longe e se deslocar a pé. Para o trânsito, ficou bom, há mais fluidez. E quanto aos condutores que correm o risco de terem os veículos furtados e serem assaltados? Enfim, prejuízo para o comércio e menos impostos para o município e o estado.

E o pior, não é só nestas duas avenidas que nós condutores encontramos dificuldade para estacionar; no centro também é a mesma coisa, não se encontra estacionamento, e se não quisermos pagar temos que deixar o carro longe. Algumas ruas no centro são controladas pela área azul, estacionamento cobrado pela prefeitura. Enfim, sair de carro está ficando caro e preocupante.

O problema do trânsito nas grandes cidades do país só tende a piorar, pois a cada dia são injetados milhares de carros novos nas ruas. Este mês, por exemplo, a indústria automobilística brasileira bateu recordes de vendas, com muita promoção e prestações a perder de vista. O Brasil é o 5º fabricante de veículos de passeio no mundo. E em Goiânia e em outras grandes cidades do país, e como já acontecem em muitas outras grandes cidades do mundo, em pouco tempo haverá rodízio e pagamentos de pedágios para transitar em certas ruas e avenidas.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/06/2010
Reeditado em 04/03/2011
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