NÃO SOU UM ESTRANHO NO NINHO
No dia 18 de maio, o mundo comemora a luta antemanicomial, um momento histórico para ser observado em atenção aos problemas do sofrimento psiquico e do transtorno mental e das necessidades decorrentes por uso de álcool e outras substâncias que ocaciona danos a saúde mental onde classificam-os estes com transtornos e sofrimentos psíquicos como de fato atestou-me o renomado psiquiatra Dr. Cassimiro do Ó em diálogo como minha pessoa no seu consultório.
De fato, a revista da Citizens Commission on Humano Right Internacional, disse certa vez que Franco Basaglia, psiquiatra italiano, começou um movimento de extrema importância para a saúde mental na Itália para o mundo em prol das melhorias para o homem e estado. Ele, de certo, lutou contra os problemas de aspectos humanos nos manicômios italianos por crise de ontem sócio-politico-econ ômico da sociedade italiana e, desses conflitos surge na década de sessenta um movimento liderado por Basaglia em virtude ao triste quadro que assolada na destruição de vidas dos pacientes nos manicomicos. O Dr. Basaglia deu rumo a vida aos servidos de caráter aberto e comunitário com muita luta, que na minha visão as necessidades em decorrentes a saúde mental, precisa sempre se fazer mais em diálogo e atitudes para melhorias do governo em parceria com a Sociedade Psiquiatra como vingulo conciso diante de quadros que ainda existem.
O movimento antemanicomial consolidou-se como de vanguarda no meio acadêmico e logo transpassou para unidades de saúde, mas, respalto que antes mesmo da lei Basaglia, os movimentos na RUSSIA, USA e ARGENTINA, haviam um diálogo concernente a melhorias entre as sociedades médicas e seus respectivos congressistas em virtude a saúde mental e salubridade. No Brasil, Nice da Serqueira, uma mulher recém chegada da Europa, trouxe soluções viaves para os monicomios do Rio de Janeiro, porém, o movimento por que Franco Basaglia lutou foi de importância no âmbito internacional tendo em vista a leitura feita em seus livros dos quais historicamente fui movido a lê-los.
A luta antemanicomial e a reforma psiquiatra se inicional no Brasil no final da década de 70 do Século XX; em 1979 foi criado um movimento importante e o deputado Paulo Delgado em 1987, começaria a verdadeira reforma psiquiatra e a luta antemanicomial nesse país chamado Brasil há algum tempo mudar o que fato