Fraternidade e Fome
Quaresma de 2023. Travessia do deserto, do caminho pascal de 40 dias - de 22/fevereiro (quarta-feira de Cinzas) a 2/abril/2023 (Domingo de Ramos). E depois a Semana Santa até a Páscoa - Domingo da Ressurreição do Senhor, em 9 de abril.
Tempo oportuno de leitura orante da Palavra de Deus, jejum, penitência, purificação, comunhão, compaixão, iluminação espiritual, sincera conversão permanente e partilha.
Desde 1964, a Campanha da Fraternidade é lançada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta é a 60ª edição.
Tema: “Fraternidade e Fome”.
Lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmos de comer!”.
Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU), depois de uma década. Mais de 33 milhões de pessoas (15,5%) estão em situação de fome. Em 2022 só 41,3% dos domicílios no Brasil tinham seus moradores em segurança alimentar, consequentemente mais de 58% dos domicílios brasileiros, 125 milhões de pessoas, estavam e estão vivendo em algum nível de insegurança alimentar.
Imaginemos o que é passar um dia sem comer nada! Mais do que uma tragédia, é uma vergonha vermos tantos brasileiros nessa situação, nos lixões da vida. Não podemos ceder à cultura da indiferença. Nem cinismo nem apatia. Mas solidariedade. Temos que discutir e refletir sobre as contradições do sistema econômico e a falta de políticas públicas que têm levado milhões de pessoas a esse flagelo da fome.