Os males da obesidade

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal que pode causar muitas doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e problemas físicos como artrose, artrite, pedra na vesícula, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula. A obesidade mórbida é um estado mais avançado (grau III), em que a pessoa fica impossibilitada de se locomover e corre risco de morte. Conforme dados do IBGE, o Brasil comporta 1,5 milhão de obesos mórbidos, 27 milhões de pessoas obesas e mais de 50 milhões de indivíduos acima do peso.

Segundo o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, a caloria é uma quantidade de energia para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. As calorias são encontradas nos alimentos de origem vegetal e animal em forma de energia, e quando ingeridas por nosso organismo são transformadas em energias químicas que alimentam nossas células e sustentam o nosso corpo.

Em outras palavras, as calorias mantêm o nosso corpo vivo e forte para as atividades físicas e mentais. A durabilidade de uma caloria é imprevisível, porque depende do peso da pessoa, do esforço físico e até do meio ambiente, como frio, calor e umidade. Por exemplo, com o tempo frio, temos que nos aquecer ou então precisamos de mais calorias para mantermos a temperatura de nosso corpo normal.

Uma pessoa normal necessita consumir cerca de 2500 calorias pra sobreviver, enquanto que um atleta precisa de 5000 calorias ou mais. Os alimentos gordurosos de origem animal contêm mais calorias e são mais prejudiciais. Os carboidratos são fontes de energias mais fáceis de ser absorvidas por nosso organismo e mais eficientes. As calorias não absorvidas pelo nosso intestino se transformam em gorduras localizadas. O excesso de alimentos assim como a falta é prejudicial a nossa saúde.

Necessitamos de calorias para o funcionamento de nossos órgãos e fortalecimento de nosso corpo para atividades físicas como ver, pensar e andar. A água é uma grande aliada das calorias e nos ajuda na hidratação e refrigeração de nossos corpos; por isso, temos que tomar cerca de 3 litros de água por dia. Os exercícios físicos são de suma importância para o nosso corpo, pois ajudam a fortalecer os nossos músculos e eliminar as gorduras e toxinas.

O excesso de calorias pode causar obesidade ou não, porque depende do metabolismo de cada organismo, que pode ser lento ou acelerado. Pessoas com um organismo lento tendem a acumular gordura corporal, enquanto que pessoas com um metabolismo acelerado têm dificuldade para adquirir e manter a massa corporal. Para ambos os casos, há tratamentos médicos e nutricionais, e exercícios físicos adequados. Mas para ter um peso ideal e uma saúde perfeita, assim como tudo na vida, é preciso ter fé, força e determinação.

Goiânia – GO., 29 de março de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/03/2019
Reeditado em 01/04/2019
Código do texto: T6610603
Classificação de conteúdo: seguro