O QUE É SUCUPIRA? para que serve?

O QUE É SUCUPIRA?

A sucupira é um tipo de árvore nativa do Brasil, muito encontrada nos estados de São Paulo, Minas e no centro-oeste do nosso país. Existem muitas espécies da árvore de sucupira, mas em geral, todas elas possuem características similares.

A sucupira é uma árvore alta, que atinge cerca de 15 metros na idade adulta e seu fruto produz uma semente bastante dura, envolvida por uma casca grossa. A madeira da sucupira é bastante conhecida, sendo utilizada para a fabricação de móveis e assoalhos.

A semente de sucupira sempre foi muito utilizada pelos indígenas destas regiões e não é incomum que as pessoas mais de idade conheçam as propriedades medicinais desta semente, pois o seu uso foi passado de geração em geração nas regiões em que a árvore é abundante.

Óleo de Sucupira – O Que É, Para Que Serve, Benefícios e Dicas

O óleo de sucupira é extraído da semente da sucupira.

Esta planta sempre foi muito utilizada medicinalmente, principalmente para evitar dores decorrentes de inflamação nas articulações. Há quem use o chá de sucupira, mas sua versão em óleo está ficando cada vez mais popular.

O óleo de sucupira já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, assim como a semente também já está sendo mais facilmente encontrada nestas lojas. Além disso, há algumas empresas que comercializam os princípios ativos da sucupira em cápsulas, que são vendidas também em lojas naturais ou em farmácias de manipulação.

Como é feito o óleo de sucupira?

Antigamente, o óleo de sucupira não era facilmente encontrado em lojas naturais, como é hoje. Por isso, quem já conhecia as propriedades medicinais desta semente fazia o óleo artesanalmente.

O óleo de sucupira é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

Para que serve o óleo de sucupira?

Os índios utilizavam o óleo de sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose.

O óleo de sucupira possui importantes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar de inflamações e dores no corpo.

Acredita-se também que o óleo de sucupira tem o poder de fortalecer os ossos mesmo em pessoas de mais idade, uma ótima forma de prevenir enfermidades dos ossos, como a osteoporose.

Outros usos para o óleo de sucupira são tratar aftas, asma, dermatoses, gastrite, úlcera, vermes intestinais, amigdalite, diabetes, gota e até a prevenção de esquistossomose. Além disso, o óleo de sucupira pode diminuir os sintomas adversos de quem sofre de hérnia de disco e bico-de-papagaio.

O uso do chá de sucupira também pode trazer benefícios para a saúde, principalmente para tratar de inflamações, como a amigdalite e dor de garganta, mas também em casos de ácido úrico, cisto no útero e até mesmo sífilis. Especialistas indicam o chá de sucupira também para aliviar o desconforto causado pelo tratamento de quimioterapia.

É importante ressaltar que, mesmo que muitos pacientes e especialistas reconheçam as propriedades medicinais da sucupira e de seu óleo, os efeitos benéficos desta planta ainda estão sendo estudados e não foram comprovados cientificamente, por isso, os produtos à base de sucupira ainda não são liberados pela ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária).

Propriedades

Mesmo sem a liberação da ANVISA, a sucupira é bastante usada por suas propriedades medicinais, entre elas sua ação anti-inflamatória, antioxidante, anestésica, antibiótica e até mesmo anticancerígena.

Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes, sendo que o uso da sucupira é frequente para quem tem problemas nas articulações, como artrite e artrose.

A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas.

BENEFÍCIOS

1. Redução da inflamação muscular

A medicina popular já conhece os benefícios da sucupira para melhorar a inflamação muscular há muito tempo. O óleo de sucupira deve ser usado regularmente, duas vezes ao dia, aplicando três gotas no lugar da dor, fazendo movimentos circulares.

Alguns estudos recentes feitos em animais mostram que o extrato de sucupira tem o poder de diminuir a inflamação muscular, o que é um bom indicativo de que a sucupira também pode ter o mesmo efeito em seres humanos.

Além do óleo de sucupira, uma outra forma de tratamento estudada foi o extrato hidroalcoólico, que nada mais é que uma imersão da semente em uma mistura de água e álcool. Esta combinação vai retirar os diterpenos do óleo interno da semente de sucupira e amenizar as dores e sintomas desagradáveis, mas é importante ressaltar que, nos estudos realizados, este tratamento não impediu que a doença evoluísse.

2. Ação anti-cancerígena

Existem indícios de que alguns compostos da semente de sucupira podem ter uma propriedade que ajuda no combate ao câncer, atuando na morte de células cancerígenas.

Uma pesquisa feita recentemente indicou que o óxido de etileno, uma substância obtida do extrato da semente de sucupira, pode impedir o crescimento e a proliferação de células de câncer em animais, a partir de sua propriedade citotóxica.

Ainda faltam mais estudos para comprovar que a semente de sucupira realmente possui uma ação anti-cancerígena.

3. Propriedades analgésicas

A ação analgésica da sucupira aliada à suas propriedades anti-inflamatórias é o que fez desta planta um remédio natural tão conhecido em todo o Brasil.

Estudos feitos em animais indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores.

4. Proteção no trato gastrointestinal

Principalmente no que diz respeito a úlceras e gastrite, o óleo de sucupira é um ótimo remédio para proteger o trato gastrointestinal. Uma pesquisa recente indicou que o consumo do óleo de sucupira ajudou a reduzir a presença de exsudato ao mesmo tempo em que aumentou os neutrófilos, células que agem na defesa do nosso organismo.

Como usar o óleo de sucupira?

O uso vai depender do problema que você quer evitar ou melhorar. Para dores nas articulações, o indicado é aplicar sobre a pele três gotas do óleo de sucupira e massagear, repetindo este processo pelo menos duas vezes ao dia.

Se o problema for gastrointestinal, deve-se tomar três gotas do óleo de sucupira pelo menos duas vezes ao dia.

((Por ser amargo, tomo as gotas deste óleo, com café adoçado com açúcar mascavo, de manhã, antes do desjejum, que como em seguida...))

Cuidados e dicas

Como ainda faltam estudos que comprovem a ação benéfica da sucupira no ser humano, não podemos garantir que o óleo de sucupira é tão milagroso quanto as crenças populares dizem e os estudos em animais indicam.

Alguns especialistas duvidam da eficácia da planta no tratamento de diversos sintomas e doenças e, por isso, é necessário ficar atento a possíveis reações adversas ao iniciar o uso da sucupira, seja em forma de óleo ou não.

Principalmente por não ser um produto liberado pela ANVISA, a agência reguladora de produtos e alimentos que podem ser comercializados sem nenhum prejuízo para a nossa saúde, devemos nos informar e tirar dúvidas com um médico antes de iniciar um tratamento com a sucupira.

CONTRAINDICAÇÕES:

Mesmo sendo um produto natural, o óleo de sucupira pode trazer alguns efeitos indesejados. Por isso, seu uso não é recomendado para mulheres gestantes nem para crianças com menos de 12 anos.

-------------------------------------------------------------------------------

Como Fazer Chá de Sucupira – Receita, Benefícios e Dicas

Benefícios – Para que serve?

O chá de sucupira pode ser usado para ajudar no tratamento de algumas condições médicas. Pode ser eficaz para tratar dores ósseas, hérnia de disco, bicos de papagaio e dores de artrites, artrose e osteoartrite. Outras condições médicas e doenças que ajuda a tratar é a gota, reumatismo e diabetes.

Assim como o óleo de sucupira, extraído da semente, a semente na sua forma bruta tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e também anticancerígenas. Pode auxiliar na remoção das dores nas juntas, joelhos e costas.

Pode ser um aliado também para curar gastrite, aftas, amigdalites, dermatoses, asma, sífilis, dores espasmódicas, vermes intestinais, hemorragias, ácido úrico, blenorragia, inflamações no útero e ovários e outros casos. Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.

1. Receita de chá de sucupira

1 litro de água;

5 sementes de sucupira.

Modo de preparo:

Quebre as sementes de sucupira em um pilão ou alicate de corte em quatro partes até que a resina saia de dentro das sementes. Coloque um litro de água para ferver numa panela e quando ferver coloque 5as sementes e deixe por 2 minutos ligados. Passado esse tempo, desligue, tampe e deixe esfriar antes de beber.

2. Receita de chá de sucupira

Ingredientes:

12 sementes de sucupira;

3 litros de água.

Modo de preparo:

Soque as sementes de sucupira em um pilão até que a resina interna apareça. Procure um local adequado para socar as sementes, pois elas são muito duras e difíceis de quebrar. Ferva a água em uma panela. Assim que a água levantar fervura, coloque as sementes macetadas e aguarde 90 segundos. Desligue, tampe e reserve. Pode ser mantida na geladeira por vários dias.

DICAS:

A resina da semente poderá ficar impregnada na panela que for utilizar para preparo do chá, por isso, tenha isso em mente na hora de escolher uma panela que seja apenas para esse fim. Utilize uma bucha para lavar e esfregar bem a panela para tentar tirar o máximo da resina que conseguir.

A recomendação é que o chá seja consumido por no máximo 15 dias e depois seja realizada uma pausa, para pode estabilizar o sistema endócrino.

As sementes de sucupira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais online ou físicas. Como se trata de um produto medicinal muito procurado, é interessante procurar também nas farmácias de manipulação.

------------------------------------------------------------------------------

Eu faço uso da semente de sucupira

desde há muitos anos; desde quando

minhas filhas ainda eram pequenas.

Recentemente descobri que já existe

o óleo extraído, em frascos de conta

gotas. Passei a usar. Tomava 10 gostas.

MUITO! As dores aumentaram, mas qualquer

dipirona as fazia passar...

Antes de tomar o óleo de sucupira,

que tomo no café adoçado, porque

o gosto da sucupira é amargo,

sentia muitas dores, joelhos,

pés, costas...

Hoje praticamente não sinto dores...

Já não tomo mais comprimidos de

dipirona ou diclofenaco ou nimesulida,

pra vencer dores e inflamações...

Dou gotinhas numa colher, com mel,

para minhas 'meninas', quando aparecem

'gripadas' (sinusite ou alergias)...

No outro dia, até a tosse sumiu...

Tomar por um período de 10 dias.

Parar uma semana. Voltar a tomar

novamente, por mais 10 dias.

Lembrando: apenas 3 gotas!

Bom dia! Deus nos abençoe!

E que esse medicamento natural

possa ajudar muita gente!

DEUS NOS ABENÇOE E PROTEJA,

SEMPRE, AMÉM!!!