DIALOGANDO SAÚDE COM A JUVENTUDE NEGRA
Na manhã de sábado (12/12/15), nas instalações da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, aconteceu a aula-oficina "Dialogando saúde com a juventude negra", sob a facilitação de Elias José, Edson Oliveira, Thyago Porto (Cogtes/Cirandas da Vida) e Dorinha Lima (Coplan), células da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. A ação é parte do Projeto Juventude Negra Viva, processo da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A Oficina "Dialogando saúde com a juventude negra" trabalhou com os participantes os "Fatores de Riscos e Fatores de Promoção a saúde juvenil", com metodologia ativa e fundamentada na educação popular em saúde. Os jovens, em processo de diálogo foram identificando e conhecendo a rede de saúde do território, ao mesmo tempo em que lançaram olhares sobre a rede.
Já na apresentação dos participantes, a dinamicidade da vivência “Quem é você”?
Quem é você?
Quem é você?
De onde veio?
E o que veio fazer?
Embalados pela música, cada participante respondeu as indagações que a música sugere, ora falando, ora cantando...
Na sequência, os participantes foram convidados a se colocarem de pé: formaram pares e de costas com as mãos dadas, passaram a refletir sobre a temática. Foi um momento integrativo, acolhedor e de conteúdo.
De costas uns para os outros
De costas para a realidade
O contexto da cor e do preconceito
O conceito de saúde
O conceito de negritude
As pessoas que se olham e não se veem
Olha e ver
Eis a questão para se fazer a evolução
O desafio de frente a frente
Olhar de atenção
Olhar de acolher
Olhar e ver
Perceber-se e perceber
Não basta fazer de conta
Como acolher a juventude negra?
Como a saúde acolhe a juventude?
Como a juventude percebe o posto de saúde?
O desafio é acolher!
A evolução de olhar e ver
A evolução dos abraços
Negritude e branquitude com atitude e tolerância
Branquitude e negritude em relação de confiança
Evolução da esperança!
Após as vivências que fortaleceram a integração, os participantes foram agrupados em três grupos. Cada grupo, com base nas questões geradoras, construiu sua síntese para ser compartilhada na plenária. As questões foram as seguintes:
Construção dos fatores de riscos
Construção dos fatores de promoção a saúde
De que forma posso contribuir para a promoção da saúde juvenil em meu território?
Na sequência, cada grupo apresentou o resultado coletivo.
As imagens que foram geradas, deram conta da síntese de cada grupo. Já a síntese poética a seguir, foi construída por um dos grupos com apoio deste educador popular:
O QUE É SAÚDE?
Saúde é um bem-estar psicossocial
É o viver de cada um
Vinculado ao bem comum
É partilha de olhar
Saúde é como um abraço
É um IR E VIR tranquilo
Estar junto de quem ama
E o ambiente bacana
Sem temer mosquito ou grilo
O ambiente e as pessoas compartilhando seu brilho
O QUE DISTANCIA DOS SERVIÇOS?
As relações de poder
O jogo do capital
Uma cultura banal
Leva a gente a olhar e não ver
A perda da identidade
Sem foco e comunidade
A vida refém do Ter
O mercado da doença
Nos distancia da saúde
Sem tomada de atitude a gente não para e pensa
QUE FAZER?
Que fazer? Eis a questão
Há que haver as saídas
Rimar saúde com vida
Construir a solução
A gente se dar as mãos
A solução não está dada
Fazer a evolução
Ir ao encontro e enfrentar
Mudar e se permitir mudar
Cuidar e se permitir cuidar
Da nossa casa e do mundo com o verbo participar?
Foi mais um encontro potente, na forma de aula-oficina do Projeto Juventude Negra Viva.
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