Mudanças genéticas

Os cães são animais mamíferos da família dos canídeos (Do lat. canis lúpus familiaris), que incluem os lobos, raposas e cães selvagens. O cão é um dos animais mais antigos domesticados pelo homem. Com o cruzamento de algumas raças surgiram cerca de 400 raças e uma infinidade de cães vira-latas ou mestiços. Com o melhoramento genético surgiu o cão de guarda, de guiar cegos, de companhia, de puxar trenó, etc.

Com outros animais também foram feito cruzamentos que originaram outras raças. Com o cruzamento de gado vacum vieram os touros bons reprodutores, as vacas (Do lat. vacca) leiteiras e bois (Do lat.bos,bovis) fortes e resistentes. Com o cruzamento de cavalos (Do lat. caballus), surgiram os cavalos de corrida, de sela, os domados para a prática de equitação, etc. E dos cruzamentos de gatos (Do lat. cattus) surgiram muitas raças e vira-latas. Os gatos não têm muita utilidade, senão de fazer companhia.

Com as plantas foram realizados cruzamentos e seleções genéticas, que originaram espécies resistentes e produtivas. Foram melhorados geneticamente o arroz, o feijão, o milho, o trigo, a soja, o tomate, a maça, a uva, a laranja, a melancia, etc. Sem esse melhoramento seria impossível alimentar 6 bilhões de pessoas no mundo.

Já com os vírus e bactérias que causam doenças no homem e em outros animais não se fala em cruzamento nem em melhoramento genético, mas em mutações. Os vírus e bactérias de uma mesma espécie se cruzam ou se transformam formando espécies mais resistentes. O vírus HIV que causa AIDS já são vários; o vírus influenza que causa gripe também são vários. O vírus da gripe é o mais comum, e o que mais se modifica por ser de fácil transmissão.

As gripes já foram uma ameaça à população mundial. A gripe espanhola ocorrida entre 1918 e 1919 matou quase 100 milhões de pessoas. E outras gripes como a asiática, a russa e a do frango causaram pânico. Hoje em dia há remédios e vacinas contra as gripes. Mas há um novo vírus de gripe batizado de H1N1 ou gripe suína que surgiu no México e já infectou no mundo mais de 4 mil pessoas e matou cerca de 60 pessoas e ameaça se espalhar. Já são 30 países atingidos. O Brasil está na lista com 30 casos suspeitos e 08 casos confirmados. A OMS (Organização Mundial de Saúde) com sede em Genebra, Suíça, classifica a epidemia em um nível 5 numa escala até 6, e diz ter o controle da doença. O certo é que para esse vírus não se espalhar, é preciso que haja isolamento das pessoas doentes, remédios e vacinas suficientes.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em (12-05-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/11/2010
Reeditado em 27/01/2011
Código do texto: T2598184
Classificação de conteúdo: seguro