Sobre fobia

Literalmente fobia é a designação comum às diversas espécies de medo mórbido, horror instintivo ou aversão irreprimível a alguma coisa. Existem pessoas que tem medo de seus próprios medos, que são os fobófobos. As fobias têm curas desde que cedo tratadas.

Há pessoas com fobias para quase tudo nesta vida, como medo de voar de avião medo, de baratas, de cobras e de sair às ruas. Algumas fobias estão relacionadas a traumas da infância, a problemas psicológicos ou psiquiátricos, e outras a um medo qualquer. Certas fobias, como medo de dirigir carros e de falar em público comprometem a vida social de uma pessoa.

As fobias não existem por acaso; é uma reação de nossa mente a um sinal de perigo ou de algo estranho. Algumas fobias não estão relacionadas ao perigo, mas a certa falta de maturidade e a um modo de viver inadequado. Por exemplo, uma pessoa quem tem medo de falar em público, geralmente não tem o hábito de falar em público. E uma pessoa que tem medo de sair às ruas, tem uma vida reclusa.

Alguém me disse que passou um sufoco ao ficar preso num elevador. Disse-me tal pessoa que estava só, de repente tudo ficou escuro, que nem um botão funcionava, que gritou por socorro, e que passado alguns minutos foi socorrido pelo zelador.

Esta pessoa me disse ainda que foi uma experiência ruim e inesquecível, pois nunca esperava tal ocorrido, e que ficou com trauma de entrar em elevador por um certo tempo. A vida é cheia de surpresas agradáveis ou desagradáveis, e devemos estar preparados tanto para as surpresas boas quanto para as ruins, pois a boa nos traz felicidade e a ruim infelicidade e até traumas.

Há muitas outras pessoas que ficaram com traumas de andar de carro, moto e até avião devido sofrerem acidentes. Mas há pessoas também que têm medo sem nunca terem sofrido acidentes, mas pela possibilidade de sofrerem um acidente. E ainda há pessoas que sofrerem acidentes como de cair de avião e não ficaram com traumas, devido estarem acostumadas com o perigo, ou com as surpresas ruins da vida.

Na minha opinião todos nós seres humanos nascemos com medo. Mas com o tempo devemos perder o medo para que tenhamos uma vida saudável, e até pela nossa sobrevivência. Os animais são bons exemplos, nascem com medo, mas aprendem a caçar para se sobreviverem. Ter medo é natural; agora a fobia é um medo incontrolável, que precisa ser tratado, porque podem acarretar males à nossa saúde física e mental.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/10/2010
Código do texto: T2546793
Classificação de conteúdo: seguro