A obesidade preocupa
Segundo dados do IBGE quase metade da população brasileira (45%) está acima do peso e 11% é obesa. O pior é que esses índices em comparação com anos anteriores só vêm aumentando.
O número de crianças obesas também só vem aumentando, consequência de maus hábitos alimentares e falta de atividade física.
A obesidade é consequência da tecnologia e da vida moderna, devido à fartura de alimentos industrializados, sedentarismo, o uso do controle remoto, jogos eletrônicos e internet.
A obesidade é também consequência de uma melhor qualidade de vida, em que as pessoas passam a consumir mais carne, refrigerantes e cerveja.
A obesidade da população já é considerada uma epidemia, o que preocupa planos de saúde devido o aumento de consultas e internações.
O problema da obesidade ainda é maior, pois a pessoa obesa além da incapacidade de se locomover e arrumar emprego, ainda sofre com a discriminação.
Os governos federal, estaduais e municipais são prejudicados por bancarem funcionários com tratamentos médicos e aposentadorias precoces.
Conforme especialistas da medicina alimentos com alto teor de gordura e açúcar causam obesidade, e alimentos industrializados alteram os hormônios e o funcionamento de todo organismo.
Os especialistas dizem ainda que a obesidade também é causada por problemas genéticos, pois há pessoas em que o organismo não conseguem absolver a gordura que fica acumulada nas células adiposas, e que a obesidade ainda causa doenças oportunistas como o diabete e a hipertensão. E por estas circunstâncias o obeso vive menos.