Deus é Espírito e Luz
Deus é Espírito e Luz
Em Êxodo 33:20, livro do Velho Testamento da Bíblia Sagrada, Deus diz: “Você não poderá ver a minha face, porque nenhum ser humano pode ver e continuar vivo. ” E em João 1:18, livro do Novo Testamento, lemos: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer. ”
Em João 4: 23-24, lemos: “Mas a hora, vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. “ “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. “
No meu entender, Deus é um Espírito pensante que tudo vê e sente, não tem uma alma nem um corpo espiritual como os anjos. Deus é o Criador do mundo espiritual, por isso não existir nele como os anjos, mas viver numa dimensão ou céu superior. Deus é a fonte de toda criatura espiritual e material, ou seja, é o Espírito que sustenta toda criatura. Sem Deus nenhuma criatura poderá existir.
Deus é um ser invisível tanto no mundo espiritual quanto no material, é onipotente, onisciente e onipresente, e se manifestar no seu unigênito Filho Jesus Cristo. Em Isaías 14:12-15, no Velho Testamento, lemos: 12 Como caíste, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitava as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados no Norte. 14 Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 15 E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Em Apocalipse 12: 7-12, último livro do Novo Testamento, lemos: “ 7 E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, 8 mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. 12 Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
Segundo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo é o próprio Deus, ou seja, o seu poder em forma de energia, que se manifesta em seus filhos ou criaturas escolhidas. O Espírito Santo ou Espírito de Deus é Luz e a fonte de toda vida espiritual e material. Certamente Deus vive numa dimensão superior e por isso não tem um corpo espiritual como os anjos, criados por Ele. Os espíritos malignos que foram expulsos do Céu sobrevivem na escuridão onde se alimentam da radiação e energia fluídica ou espiritual.
Nós seres humanos não temos um corpo espiritual, mas material que se alimenta da matéria, e temos uma alma vivente advinda do sopro do Espírito de Deus. Assim que morrermos, nossa alma ou espírito volta para Deus, e o nosso corpo material volta para o pó da terra. E a nossa alma para sobreviver necessitará de um corpo glorificado espiritual ou material conforme nossas obras e a vontade de Deus. Ou seja, a nossa religião, exercício da fé, ligação com Deus e com o seu Filho unigênito, nos faz renascer cheios de vida esperança.
Conforme a Bíblia Sagrada, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e a nossa alma vivente está ligada ao espírito de Deus e ao corpo material, onde está contido a nossa mente, o nosso eu, a nossa memória, inteligência e sabedoria, e não pode sobreviver fora do corpo. Ainda conforme a Bíblia Sagrada, nós seres humanos fomos criados um pouco inferior aos anjos intelectualmente. Mas a nossa inferioridade não impede o nosso crescimento espiritual, de nos tornarmos semelhantes a Cristo e cheios de toda a plenitude de Deus (Efésios 3:18,19). A fé, a esperança e o amor em Cristo são os nossos alimentos espirituais.
Goiânia, 13-05-24
(Do meu livro O despertar da fé, cerca de 100 páginas, em revisão)