O legado de Jesus Cristo
Conforme historiadores, Jesus Cristo teve 06 meios-irmãos: Tiago, José, Judas e Simão, e duas meias-irmãs, filhos de Maria com José. E conforme um manuscrito de cerca de 1500 anos descoberto na biblioteca Britânica, Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido dois filhos. Há controvérsias!
A Bíblia Sagrada não relata a vida de Jesus antes dos 30 anos de idade, e até os 33 anos há um espaço em branco. E segundo historiadores, Jesus deixou o vilarejo de Nazaré para morar e trabalhar em Cafarnaum num porto de pescadores, e por ser uma cidade próspera à margem do mar da Galileia e próxima de Betsaida e Corazim onde passava a importante Via Maris que ligava o Egito ao Líbano e dava acesso a Cesareia Marítima no litoral do mar Mediterrâneo.
No rio Jordão que desagua no Mar da Galileia e no Mar Morto, Jesus teria sido batizado por imersão ou submersão por seu primo João Batista fundador de uma seita judaica que pregava o arrependimento e a salvação. Após a morte de João Batista, Jesus decidiu fundar a sua seita e escolheu os seus doze apóstolos ou auxiliares, dentre eles os pescadores João, seu irmão Tiago, e os irmãos Pedro e André que tinham uma parceria.
De acordo com livro de Lucas do Novo Testamento, capítulo 10, versículos 13 e 15, Jesus e os seus apóstolos foram expulsos de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde seus moradores recusaram a Boa Nova por crenças antigas pagãs; e Jesus teria amaldiçoado as três cidades à ruinas.
Com a crucificação de Jesus Cristo em Jerusalém pelos judeus, os seus apóstolos e discípulos continuaram o seu legado de expandir a Boa Nova e receberam o nome de cristãos, e eram combatidos pelos religiosos do judaísmo e pelos romanos. Em Atos 4:13 religiosos chamaram Pedro e João de homens sem letras e indoutos seguidores de Jesus Cristo, ex-rabino, considerado Mestre pelos religiosos do judaísmo. Certamente foi uma afirmação premeditada com intuito de discriminar a nova doutrina.
A verdade é que Pedro e João aprenderem a ler e escrever em pergaminhos e em códices. Pedro escreveu duas epistolas ou cartas dirigidas as cinco províncias romanas da Ásia Menor na Turquia. E João se tornou num grande evangelista, autor do evangelho segundo João, de três epistolas e do livro de Apocalipse.
Goiânia, 16-05-2023