A missão da igreja Batista
As igrejas batistas se originaram de um movimento evangélico que tem como base o batismo do profeta João Batista que pregava a imersão no Rio Jordão como forma de arrependimento dos pecados, pelos ingleses John Smyth e Thomas Helwys em Amsterdan, Holanda, onde fundaram a primeira igreja batista, em 1609. Em 1612 Thomas Helwys fundou a igreja batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, Inglaterra, e foi preso por publicar folhetos contra a monarquia inglesa e o papado e separação da igreja do estado, e faleceu na prisão em 1616.
No Brasil existem 2.700 igrejas batistas tradicionais e cerca de 2 milhões de membros. A doutrina da igreja batista tradicional é baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo filho unigênito de Deus e no batismo sob imersão em água, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Cada igreja batista é autônoma e é dirigida por um único pastor com a colaboração de diáconos. Todas as igrejas batistas do Brasil são coordenadas pela CBB - Convenção Batista Brasileira -, que forma pastores, músicos, psicólogos, etc., e direciona eventos como seminários, simpósios e acampamentos.
Na Convenção Batista Brasileira existe uma Junta de Missões Mundiais, que tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção e sobrevivência de cerca de 2000 mil missionários em mais de 80 países, que têm a missão de propagar a doutrina do Cristianismo e salvar pessoas da ignorância religiosa e do ateísmo. E cada igreja local é responsável por manter uma campanha com duração de dois meses. O tema das Missões Mundiais deste ano é: Vamos completar a missão. E a divisa é: Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mateus 28: 19-20)
Goiânia, 27-03-2023