Estudo do Salmos 22

O sofrimento de Jesus foi predito neste Salmos

Waldryano

Um estudo bíblico sobre o salmos 22

O Salmo 22 é um dos Salmos mais conhecidos e citados na Bíblia. Ele foi escrito por Davi, o rei de Israel, e contém uma descrição profética do sofrimento de Jesus Cristo na cruz. Neste estudo bíblico, vamos explorar o significado do Salmo 22 e como ele se relaciona com a vida de Jesus.

Versículo 1-2: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego."

O Salmo começa com Davi clamando a Deus em angústia e dor. Ele se sente abandonado e sem esperança, triste por que Deus o deixou sofrer. Esses versos antecipam o sofrimento de Jesus na cruz, quando Ele clamou a Deus, "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46). Jesus sentiu a dor do abandono de Deus enquanto carregava o peso dos pecados do mundo em seus ombros.

Versículo 3: "Mas tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel."

Mesmo no meio à sua dor, Davi reconhece a santidade de Deus. Ele sabe que Deus é fiel e justo, e confia em sua bondade. Essa é uma lição importante para nós também: quando passamos por momentos difíceis, devemos nos lembrar da fidelidade de Deus e confiar em sua bondade.

Versículo 6: "Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo."

Davi se sente como um verme diante dos homens, desprezado e humilhado. Jesus também foi humilhado e desprezado pelos homens enquanto estava na cruz. Ele se tornou a nossa vergonha, sendo ridicularizado pelos homens, enquanto carregava a culpa dos nossos pecados.

Versículo 8: "Todos os que me veem zombam de mim, arqueiam os beiços e meneiam a cabeça."

Os homens zombaram de Jesus enquanto Ele estava na cruz. Eles riram e zombaram Dele, zombando de sua reivindicação de ser o Filho de Deus. Eles não entenderam o propósito de seu sofrimento e o ridicularizaram por isso.

Versículo 14: "Sou derramado como água, e todos os meus ossos se desconjuntam; o meu coração é como cera, derrete-se dentro de mim."

Esses versos descrevem a intensidade do sofrimento de Jesus na cruz. Seu corpo foi dilacerado pelos açoites e pelos cravos, e Ele sentiu a dor física e emocional mais profunda. Seu coração se derreteu diante do peso dos nossos pecados.

Versículo 18: "Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha túnica."

Este versículo é uma profecia do que aconteceu com Jesus na cruz. Os soldados romanos dividiram as roupas de Jesus e lançaram sortes sobre sua túnica (João 19

Este verso do Salmo 22 foi cumprido literalmente pelos soldados romanos que crucificaram Jesus. Como descrito nos evangelhos, eles tiraram as vestes de Jesus e as dividiram entre si, e lançaram sortes sobre sua túnica, cumprindo assim esta profecia do Salmo.

Versículo 22: "Proclamarei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação."

Este versículo do Salmo 22 aponta para a vitória final de Jesus sobre a morte e o pecado. Depois de sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos e proclamou o nome de Deus a eles, e mais tarde a todos os povos da terra. Ele é agora louvado em todo o mundo como o Salvador e o Filho de Deus.

Versículo 27: "Todos os confins da terra se lembrarão, e se converterão ao Senhor; e todas as famílias das nações adorarão perante a tua face."

Este versículo do Salmo 22 aponta para a universalidade do evangelho de Jesus Cristo. Por causa de sua morte e ressurreição, todas as nações da terra podem agora ser salvas e adorar a Deus. Este é um cumprimento da promessa feita a Abraão de que em sua descendência todas as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 12:3).

Conclusão: O Salmo 22 é uma poderosa profecia do sofrimento de Jesus Cristo na cruz. Ele descreve a dor física e emocional que Jesus suportou, bem como a humilhação e o ridículo que Ele enfrentou. No entanto, o Salmo também aponta para a vitória final de Jesus sobre a morte e o pecado, e a universalidade do evangelho que Ele trouxe ao mundo. Como cristãos, devemos nos lembrar do sacrifício de Jesus na cruz e louvar a Deus por sua fidelidade e bondade.

Waldryano
Enviado por Waldryano em 19/03/2023
Reeditado em 20/03/2023
Código do texto: T7743690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.