Denúncias e mais denúncias contra o clero católico

Hoje foi publicado, em jornais do mundo inteiro, milhares de casos de abusos sexuais praticados por padres portugueses no seio da Igreja Católica Apostólica Romana. Esses e outros milhares de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes denunciados revelam a decadência ética, moral e a hipocrisia por trás do discurso moralista e probo do cristianismo institucional.

Essas ações nefastas, criminosas e covardes de parte substancial do clero católico têm levado milhões de cristãos à apostasia e ao abandono da fé. Além de ter levado milhares de vítimas a sofrerem a vida inteira com problemas psicológicos e psiquiátricos.

A cada notícia veiculada na grande mídia com esse teor reforça meu asco à igreja, enquanto instituição e, ao clero católico, enquanto supostos representantes do Cristo na terra.

Reforça, também, minha certeza absoluta de que religião não muda caráter, não transforma, eticamente, a vida de ninguém; não altera as pessoas, transformando-as em seres humanos melhores, mas, tão somente, empresta o verniz da desfaçatez, a maquiagem da santidade, tornando algumas como sepulcros caiados e mestres da encenação de que se vive em santidade, quando se esconde um devasso criminoso, um lobo em pele de cordeiro. No caso dos líderes da igreja, lobos vorazes estupradores com batina de santos e túnicas angelicais.

O incrível da religião é que ela permanece poderosa, altiva, soberba e inabalável mesmo com a evolução da ciência e da tecnologia, mesmo em meio ao lamaçal de milhares de escândalos comprovados de abuso sexual contra crianças. A crença religiosa é impressionante, até mesmo para alguém como eu, que pesquiso o fenômeno religioso e sou cético.

Término esse texto deixando, como reflexão, a pergunta que fizeram ao grande escritor ateu, José Saramago, e sua brilhante resposta em forma de questionamento.

Perguntaram a Saramago:

– Como podem homens sem Deus serem bons?

Ele respondeu:

– Como podem homens com Deus serem tão maus?

Reflita.

Notas:

Consulta: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c9x7pj9zg42o?fbclid=IwAR1C9fXtU0YGmFibB1K1-JOhD3-qXwXhatEJHOO1rq36MkNE-DG8WfowYUs

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 14/02/2023
Código do texto: T7718823
Classificação de conteúdo: seguro