A origem de Jesus de Nazaré

Conforme a história secular, Nazaré era uma cidade (ou vilarejo) com cerca de 20 casas localizada sobre um monte, conhecida como “flor da Galileia”. Conforme a Bíblia Sagrada, Jesus morou com seus pais na pequena cidade (ou vilarejo) de Nazaré até uma certa idade onde exercia o ofício de carpinteiro junto com seu pai. E os seus pais por serem judeus iam sempre à Jerusalém de Judá. Certa vez Jesus aos 12 anos de idade sumiu entre a multidão, e foi encontrado entre os doutores falando de Deus.

O profeta João Batista era primo de Jesus e vivia no deserto na redondeza de Cafarnaum. Cafarnaum era uma cidade próspera que ficava distante de Nazaré cerca de 48k e â margem do Mar da Galileia, próxima a Betsaida e Corazim, e perto duma estrada que ligava o Egito à Síria e Libano. Em Cafarnaum reinava o rei Herodes Antipas, que mandou degolar João Batista ao atender um pedido de sua enteada de nome Salomé, após consultar sua mãe Herodias. Herodias não gosta de João Batista, que o acusava de ter deixado Herodes Filipe meio-irmão de Herodes Antipas e seu meio-tio para ficar com Herodes Antipas.

Em determinado momento Jesus decide morar em Cafarnaum onde arrumou um emprego no Porto de acesso ao mar da Galileia e onde conheceu os irmãos Pedro e André de Betsaida. Jesus tinha uma vida simples, embora tivesse muitos sonhos. Por ser primo e seguidor do profeta João Batista decidiu ser batizado pelo mesmo numa imersão nas águas do rio Jordão. No momento em que estava sendo batizado desceu uma pomba branca e pouso sobre sua casa e se ouviu do Céu uma voz: Este é o meu Filho amado em que me comprazo.

Após ser batizado, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo até o deserto onde ficou 40 dias e 40 noites sem comer e beber água, e foi tentado pelo Diabo a transformar pedras em pão, foi levado a um pináculo e saltar para provar o poder de Deus, e lhe foi oferecido todo poder e riqueza para abandonar a sua fé no Pai celestial, mas resistiu ao tentador e foi acolhido pelos anjos. Jesus escolheu Pedro e André e mais 10 discípulos e decidiu fundar uma seita com o nome de “Boas Novas”, mas não foram aceitos em Cafarnaum e acabaram expulsos da cidade. Jesus amaldiçoa Cafarnaum ao dizer: E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! (Mateus 11:23). Cafarnaum, Betsaida e Corazim não existem mais, só ruinas.

Jesus e seus discípulos resolvem peregrinar por cidades e vilarejos para pregar as Boas Novas com o intuito de fortalecer a seita e sobreviverem da mesma. Jesus tinha o dom de fazer milagres e dizia ser Filho de Deus, o Salvador do mundo e criticava o judaísmo, e por isso não era benquisto entre os Judeus. No monte Eremos que fica entre Cafarnaum e Taba no Egito, Jesus proferiu a parábola do Semeador e o sermão da montanha, que são os seus ensinamentos mais profundos e base do Cristianismo.

A parábola do Semeador se encontra nos evangélicos sinópticos de Mateus 13:1-9, Marcos 4:3-9 e Lucas 8:4-8. Em Mateus 13:4-9 lemos: 4. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. 5. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, 6 mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. 7. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. 8. Uma outra parte caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha plantado. 9. Quem pode ouvir, ouça.

O sermão da montanha é um dos discursos mais importante de Jesus que ensina como viver bem e herdar a vida eterna, e bem-aventurado significa alguém que é feliz, e bem-aventuranças são os ensinamentos dados por Jesus. As 09 bem-aventuranças ou beatitudes ensinadas por Jesus estão descritas no livro de Mateus 5: 3-12:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

No livro de Mateus 5: 13-16 Jesus Cristo diz que os discípulos são o sal da terra e a luz do mundo. Porque o sal naquela época era um item muito importante para conservar os alimentos e ainda hoje conserva alimentos. E como luz do mundo os discípulos devem fazer boas obras para serem bem-vistos, para quem os vejam glorifiquem a Deus. E que os discípulos devem ser como uma cidade edificada sobre um monte onde todos possam ver.

Goiânia, 01-01-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/01/2023
Reeditado em 02/01/2023
Código do texto: T7684921
Classificação de conteúdo: seguro