"ONDE ESTÁ CRISTO, AI ESTÁ A IGREJA CATÓLICA"
Acredito eu, que se dito essa frase para as pessoas erradas, intolerantes, seria até possível começar uma guerra! Mas, este aqui não é o meu objetivo. Sou apenas um católico que estou procurando conhecer um pouco mais sobre a minha igreja.
Antes de ser católico eu fui evangélico assembleiano. E, eu sei quem foram os fundadores da Assembleia de Deus, os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1918. A igreja Universal, mais recente, foi fundada por Edi Macedo em 1977. A igreja Pentescostal Deus é Amor foi fundada pelo missionário Davi Miranda em 1962.
Indo mais distante, no século XVII, mais precisamente em 1609, John Smyth e Thomas Helwys fundam a Igreja Batista. E, há pouco mais de 500 anos, em 1517, o monje alemão Martinho Lutero, publica suas 95 teses que futuramente ocasionaria com o surgimento do movimento protestante, à parte da Igreja Católica.
Veja bem, só citei o nome da Igreja Católica no quarto parágrafo do texto. Todas as denominações protestantes existentes têm suas raízes em 1517, mas vejam que a Igreja Católica já era a Igreja Católica. Vamos caminhar mais na história.
Quase quinhentos anos antes da reforma protestante houve outro cisma, o cisma do oriente 1054, idade média, que separou a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. E antes disso, onde estava a Igreja Católica? Vamos caminhar mais um pouco na história
Se você já participou de uma missa, há um momento no qual os fiéis, de pé, alguns com a mão direita levantada, todos juntos proclamam o nosso credo, a nossa profissão de fé: “Creio em Deus, Pai todo poderoso, criador do céus e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor...”Sabe quando esta profissão de fé foi criada? Em 325 D.C. no primeiro concílio de Nicéia. Imagina só!!! Há 1697 anos a Igreja Católica estava dizendo ao mundo as bases da sua fé.
Mas, George, antes desse credo a Igreja não acredita que Deus criou tudo e que Jesus era seu filho e tudo mais? Claro que acreditava, mas o credo veio em resposta há algumas heresias que circulavam na época e, para não deixar dúvida sobre o que a Igreja acreditava os nossos Bispos organizaram este Credo.
George, mas onde na Bíblia se fala em Igreja Católica? Boa pergunta! A expressão não está na Bíblia, mas cronologicamente, poderia estar, uma vez que a expressão foi dita e registrada em uma carta no século II, data próxima de quando o último livro do Novo Testamento foi escrito, pelo Bispo Santo Inácio de Antioquia, contemporâneo de Apóstolos como São Paulo e discípulo do Apóstolo São João.
Resumindo, no caminho da história, chegamos no século II com Santo Inácio, terceiro bispo de Antioquia, posto anteriormente ocupado por São Pedro, e relembrando que Inácio era discípulo de São João Evangelista. Mas para trás, vamos chegar em Jesus escolhendo seus discípulos, os 12, depois os 70, e os enviando para pregar as boas novas da salvação. E dentre este 72 nós teremos outros discípulos importantes para a nossa fé, inclusive futuros Papas, além de São Pedro.
Essa é a história da nossa Igreja. Uns, vão amá-la e abraçar a sua fé cheia de riquezas celestiais e históricas. Outros, irão menosprezá-la, a presentando falhas e erros históricos de alguns homens que a conduziram, como forma de sobrepor a sua igreja e dizer que a sua sim é a verdadeira. Mas, a verdade é que, “ Onde está Cristo, ai está a Igreja Católica” ( Santo Inácio de Antioquia).