O Sermão da Montanha

Jesus Cristo por marcar a história da humanidade em antes e depois com a data de seu nascimento (a.C. e d.C.), tornou-se o personagem religioso mais importante do mundo. José e Maria, que estava grávida de Jesus moravam em Nazaré da Galileia, uma pequena vila com cerca de 20 casas situada sobre um monte a 350 metros acima do mar Mediterrâneo, que era conhecida como a “flor da Galileia."

Devido ao censo populacional promovido pelos romanos, José e Maria tiveram que deslocar até Belém da Judeia, cidade de natal de José, onde Jesus nasceu numa manjedoura e foi anunciado por 03 reis magos como o futuro rei de Israel. E temendo as ameaças do Rei Herodes fogem para o Egito, que enfurecido manda matar todas as crianças até dois anos de idade, mas já era tarde. Após a morte de Herodes em 6 a.C., voltam para Nazaré onde tinha residência.

Por serem judeus iam sempre ao templo de Jerusalém da Judeia distante 147 quilômetros para adorarem o Deus Javé. Aos 12 anos de idade, Jesus foi apresentado numa cerimônia de entrada na fase adulta, quando pregou para os adultos e foi reverenciado por sua sabedoria. Aos 30 anos foi batizado por seu primo profeta João Batista no rio Jordão. Após a morte de João Batista pelo tetrarca Herodes Antipas, decide morar em Cafarnaum da Galileia onde inicia o seu ministério e conhece os irmãos pescadores Pedro e André, feitos seus apóstolos.

Jesus retorna ao vilarejo de Nazaré onde fora criado e apresenta a profecia de Isaías em Sua própria pessoa: “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração e apregoar liberdade aos cativos, a dar vistas aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. ” (Lucas 4: 17-19). “E todos na sinagoga, ouvindo essas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade e o levaram até o cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando por meio deles, retirou-se.” (Lucas 4: 28-30).

A Galileia pertencia a província imperial romana da Judeia como tetrarquia, localizava-se ao norte do hoje Estado de Israel, é uma região de montanhas, montes e planícies. Consta-se que Jesus gostava de pregar nas encostas de montanhas e montes por ter mais espaço e uma melhor visão. O Sermão da Montanha ou Sermão do Monte é uma das mais famosas pregações de Jesus, e foi realizado no monte Eremos entre Cafarnaum e Taba no Egito perto do Mar da Galileia, hoje área conhecida por Monte das Bem-aventuranças e Monte das Beatitudes, onde fizera outras pregações como a Parábola do Semeador.

O Sermão da Montanha é um conjunto de 7 conceitos com base nos 10 mandamentos contido no livro de Mateus, capítulos 5, 6 e 7, que ensinam os seus seguidores terem uma vida de humildade e sabedoria, requisitos necessários para viver bem e ter a paz. As Bem-aventuranças são um conjunto de 9 bênçãos contidas no Sermão da Montanha, Mateus 5: 1-12, onde Jesus revela as condições para a verdadeira felicidade, como ser pobre de espírito (ser humilde de coração), manso, pacificador, misericordioso e limpo de coração. Conforme os ensinamentos de Jesus, os bem-aventurados agradam a Deus e desfrutam das bem-aventuranças (bênçãos) celestiais. O abençoado por Deus é uma pessoa feliz mesmo sendo pobre e não tendo o que comer ou vestir.

Goiânia – GO., 07-05-2019

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/05/2019
Reeditado em 11/05/2021
Código do texto: T6643026
Classificação de conteúdo: seguro