Politeístas e monoteístas

A religião é um conjunto de normas, dogmas e rituais que facultam ao ser humano contatar com Deus e seres de outras dimensões para obter orientação, curar doenças, agradecer por dádivas recebidas e louvar com músicas e danças. Quando surgiu a primeira religião? Não sabemos!

O que sabemos é que as primeiras religiões eram politeístas, em que se adoravam os deuses mitológicos, entidades espirituais como anjos e demônios, astros celestes como sol e lua, pessoas e os animais. O Politeísmo primitivo ainda existe entre os povos indígenas, chineses, indianos e africanos; e religiões neopagãs oriundas do politeísmo, como a Wicca e o Xamanismo estão proliferando em diversos países.

A primeira religião considerada monoteísta, em que se adora um só Deus, foi o Zoroastrismo, fundada na antiga Pérsia, pelo profeta Zaratustra, conhecido pelos gregos como Zoroastro, que admitia a existência de duas divindades (dualismo) representadas pelo bem e pelo mal, com o bem vencedor.

A religião monoteísta propriamente dita surgiu com Abraão, personagem bíblico citado no livro de Gênesis, que por ordem de Deus juntou a sua família e deixou a cidade-estado de Ur dos Caldeus ( atual Iraque) para ir ao vilarejo de Harã (hoje Turquia) e de lá seguir para a terra de Canaã, região conhecida na época como “Crescente Fértil”, onde formariam uma grande nação denominada de as 12 tribos de Israel ou hebreus; contudo, foram escravos no Egito durante 430 anos, e libertados foram conduzidos pelo deserto por Moises e Josué para a tão sonhada Terra Prometida, hoje Estado de Israel.

O Judaísmo se consolidou como a religião do povo hebreu na Judeia, Samaria e Galileia, com vários grupos como os fariseus, saduceus, samaritanos, essênios, herodianos e zelotes. Com os insurgentes Jesus Cristo, séc. I, e Maomé, s. VI, vieram o Cristianismo e o Islamismo, as duas maiores religiões do mundo com cerca de 4 bilhões de pessoas ou 60% da população mundial.

É importante salientar que nas religiões politeístas primitivas haviam muitos sacrifícios de pessoas e animais, enquanto que no monoteísmo primitivo havia muito sacrifício de animais. Nas religiões politeístas ainda há sacrifícios de animais. No Cristianismo e Islamismo não há sacrifício de pessoas nem de animais. A verdade é que as religiões politeístas e monoteístas evoluíram intelectualmente e socialmente junto com outros segmentos da sociedade, mudando costumes e rituais.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/02/2019
Reeditado em 24/02/2019
Código do texto: T6582446
Classificação de conteúdo: seguro