A importância da religião

Na antiguidade e no tempo de Jesus Cristo não haviam escolas, nem hospitais nem polícias. Nem o Estado nem o mundo privado eram organizados; não havia um código de leis. Não havia registro de pessoas nem de imóveis. Havia muita informalidade. Os governos tinham os seus soldados para as invasões e proteções de seus poderes e propriedades.

Havia muitas religiões politeístas e monoteístas como nos dias de hoje; porém o povo era mais religioso. No judaísmo havia muitos profetas, escribas e líderes tribais que ensinavam a leitura da palavra de Deus. As religiões eram à base dos reinos e das comunidades em geral, que aplicavam os seus mandamentos e leis e condenavam os infratores. As religiões ainda funcionavam como escolas de leitura e escrita.

Com a extinção dos profetas no Velho Testamento, os escribas passaram a ter mais importância no judaísmo. Os escribas também serviam aos reinos transcrevendo palavras. Alguns escribas tinham divergências com as escrituras sagradas, enquanto que outros eram simpatizantes. O apóstolo Paulo no livro de Atos 22:3 diz que foi criado aos pés do escriba Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais e zeloso para com Deus.

Os judeus por tradição aprendiam a ler e escrever com os escribas, e aprendiam a palavra de Deus com os profetas ou líderes religiosos. O discípulo era e ainda é um aluno fiel, disposto a dar prosseguimento as ideias e trabalho de seu mestre. Os filósofos (pensadores) mundanos como Sócrates, Platão e Aristóteles também tinham os seus discípulos.

João Batista, considerado o último profeta e anunciante do Messias Jesus Cristo, tinha os seus discípulos, seguidores fieis. Jesus Cristo, anunciado como Filho de Deus no Velho Testamento, que veio ao mundo para perdoar nossos pecados e nos levar ao Paraíso, tinha os seus discípulos. O apóstolo Paulo, antes judeu ferrenho, também tinha os seus discípulos que o ajudaram a disseminar o Cristianismo e o pôr fim ao Império Romano. Os outros apóstolos e discípulos também tiveram os seus discípulos.

Jesus Cristo quando iniciou o seu ministério aos 30 anos de idade, escolheu doze apóstolos (ou primeiros discípulos) para o seguirem durante 03 anos e aprenderem a palavra de Deus e orar. Certamente os 12 escolhidos por serem pessoas muito humildes como pescadores, não sabiam ler nem escrever. Jesus Cristo por ser muito instruído e por ter conhecimentos sobrenaturais era chamado de Mestre, foi um bom professor, passou muitos conhecimentos a seus discípulos. Jesus foi traído por Judas Iscariotes que não acreditou em seus ensinamentos. Com a morte e crucificação de Cristo Jesus, os seus discípulos tiveram que assumir o ministério e passaram a ser professores.

Nós que somos cristãos (eu, membro da igreja Batista), discípulos de Jesus Cristo, vamos à igreja para aprender a palavra de Deus e o adorar com cânticos. Ainda nos dias de hoje a religião tem a missão de nos ensinar, ou pelo menos, de aprimorar nossa leitura e escrita, e ainda nos ensina a tocar instrumentos musicais e cantar. Nós, discípulos, também temos a missão de propagar a palavra de Deus através da nossa fé, de nossos estudos e exemplo de vida para um mundo mais humano.

Goiânia - GO., 17 de fevereiro de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/02/2019
Reeditado em 17/02/2019
Código do texto: T6577217
Classificação de conteúdo: seguro