UMA BATALHA ESPIURITUAL CONTRA OS AMALEQUITAS
Que fim levou Saul?
Saul foi ungido rei por Samuel, e o próprio Deus o havia escolhido, porém, há um momento em que Saul passa a ter problemas com Deus. E tudo começa quando ele desobedece a uma ordem do Senhor, e como toda bênção precede um gesto de obediência, também toda a maldição é precedida por uma atitude desobediente que se toma diante de uma direção que é dada por Deus. Toda a direção que hoje precisamos encontra-se na Bíblia, basta seguir suas instruções e obedecer aos princípios determinados neste livro, para não corremos o risco de cair como Saul. Para falar sobre que fim levou Saul, primeiro precisamos entender que tudo começou com uma guerra. É isso que pretendo falar...
A Guerra entre os Amalequitas e o Povo de Deus: Uma guerra que se trava, sobretudo, entre os Amalequitas e o próprio Deus
Com esse tema, vamos também entender o papel de Saul em tudo isso, e como podemos fazer uma analogia entre o que acontece hoje na Igreja, a nossa vida em particular e como podemos estar repetindo o que Saul fez, e... Se lascou todinho!
Tudo começou com uma guerra bem antes de Saul. Uma guerra que passa por pelo menos três momentos:
1- PRIMEIRO MOMENTO DE UMA BATALHA ESPIRITUAL É A FASE DE MOISÉS
Trata-se do momento da guerra que envolvia Moisés e o povo, na conquista da Terra Prometida. Havia uma clara tentativa de bloquear e impedir a entrada do povo. E nessa tentativa dos Amalequitas, de impedir o povo de Deus Israel de entrar na Terra Prometida foi um problema teria deixado Deus profundamente irritado, porém, a tarefa ded LUTAR cabia aos homens daquela época, no caso Moisés, pro meio do qual Deus operaria o milagre. Deus quer que nós lutemos!
Os amalequitas tentaram impedir que o povo de chegar à Terra Prometida, mas Moisés, como um bom líder que era, fez o que?
- Ele começou a interceder. Teve que ficar com as duas mãos erguidas, para o povo não perder a batalha (Êxodo 17:8-13). Há três coisas interessantíssimas nesta passagem que gostaria de destacar que estão relatadas no versículo 12.
1) Bons auxiliares são aqueles que percebem que seu líder pode estar enfrentando uma dificuldades: Veja só, Moisés nem precisou pedir ajuda, e eles –ARÃO e UR - já estavam lá para auxiliá-lo. E a primeira coisa que fizeram foi: Colocar uma pedra para que seu líder se sentasse sobre ela. Eles recolocaram Moisés novamente no foco certo – a Pedra. Hora, quem é a Pedra no novo Testamento? Jesus, não é nem Pedro, como se pretendem os papas. É o Cristo a Pedra sobre a qual devemos nos assentar e sentar para descansar.
Arão e Hur mantinham as mãos de Moisés erguidas, um de cada lado, de modo que as mãos do intercessor permanecessem firmes até o põr-do-sol, diz a narrativa bíblica. E o que isso significa? Ainda Pergunta?
- Significa que temos que MANTER as MÃOS erguidas, nossas, e dos nossos líderes, e dos nossos pastores, para que a vitória aconteça. Lembra do que diz Jesus em Mateus 18:18? “Tudo que VOCÊS ligarem na terra terá sido ligando no...? (Céu), e Tudo que VOCÊS desligarem na terra terá sido desligado no...? (céu).
- VOCÊ PODE DESLIGAR AGORA, mas não desligou ainda por quê? O negócio está te trazendo maldição e você não está entendendo? Desliga!
- VOCÊ PODE LIGAR AGORA, se é bênção, então porque não liga já? Liga!
Escute isso:... Assim como Moisés, muitos podem estar cansados, mas essa mensagem chega para dizer para você LIDER, não desista! Deus fez do teu chamado, um chamado especial. E para você que é apenas membro: não desista nunca do teu chamado, porque Deus tem um propósito de através de ti conduzir o povo à Terra da Promessa que mana leite e mel. Deus também faz do teu chamado, um chamado muito especial. Podem não estar dando nada para você hoje, mas você está se dando, se entregando, e nesse processo, Deus vai te levar para lugares jamais imaginados. Mas há também um aviso: Se deixar o orgulho crescer juntamente com teu crescimento espiritual, estará sujeito a acontecer o mesmo que aconteceu com Saul. Os amalequitas estão por ai, querendo te desanimar, e eles podem estar no trabalho, dentro de casa, e até mesmo na Igreja (é o que veremos mais adiante). Mas eles não vão prevalecer por muito tempo. Você pode estar vivendo uma situação extremamente desagradável. A TUA VERGONHA VAI ACABAR, porque o Deus que você crê é o El-Elyon (Deus Altíssimo), El Shaday o Todo-Poderoso. O Deus que nós servimos é o JEOVÁ-NISSI – “O SENHOR É MINHA BANDEIRA” Aquele que vai à frente numa batalha. Os amalequitas estão perigosamente te desafiando, porque não sabem disso.... Moisés não ficou sozinho na batalha intercessória, Arão e Ur foi ajudálo. Têm muitos irmãos e irmãs parecidos aqui com Arão e Ur. Olha para o rosto deles, e veja-os na tua célula, na tua Igreja, de repente podem ser teu discipulador e tua discipuladora com teus líderes de célula. Pode ser um supervisor, um presbítero ou um diácono, quem sabe, um simples membro com quem você nem imaginava precisar. Eis ai o teu Arão e Ur para te ajudar na guerra espiritual contra os teus amalequitas.
• A expressão que aparece ao final do versículo: Até o pôr-do-sol. Significa que temos que perseverar, imagine o tempo que isso levou. Horas e horas, até que a vitória chegasse e o povo saísse vitorioso. As vezes não conseguimos ficar orando meia hora, e desistimos. Imagine ficar orando até o por do sol. Moisés não teve escolha: ele teve que orar o dia inteiro, suportando o calor, o cansaço, deve ter ficado um pouco desidratado, mas a vitória veio ao final da tarde, a bênção já estava consumada.
2- SEGUNDO MOMENTO DE UMA BATALHA ESPIRITUAL É A FASE DE GIDEÃO
Agora, nessa fase, os amalequitas se juntam com os midianitas na tentativa de impedir o que o POVO PROGREDISSE, em Juizes 6:3, a palavra é muito clara: “Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.”. Veja, o povo já está na Terra Prometida. Josué 6:4 diz que os inimigos “destruíam os frutos da terra até Gaza”, o negócio é tão sério que diz “não deixavam mantimento”, ou seja, tiravam o sustento do povo. Diz ainda, que não deixavam nem “ovelhas, nem bois”, que além do leite da carne e da lã, eram as fontes de proteínas fundamentais para o corpo, nos inimigos não deixavam “nem jumentos”, ou seja, o meio de transporte também era afetado, tirando todas as possibilidades de o povo se locomover. É assim que satanás e seus anjos agem também hoje, arrancando das pessoas até mesmo as suas necessidades mais básicas de sobrevivência, levando-as a pobreza. Satanás não quer o nosso sucesso, mas a nossa destruição total. Deus fez uma promessa, e isso não irá nunca mudar, porém, os “amalequitas sempre entram em cena”, colocando-se no meio do povo de Deus, dentro de casa, afetando a família. O seu propósito qual é?, senão o de tentar TOMAR o que conquistamos. Se observarmos, é o que está acontecendo com Israel após a conquista, nesse momento que aqui chamo de O Momento de Gideão. da guerra contra os amalequitas é a fase de Gideão, episódio famoso na Bíblia como Os Trezentos de Gideão. Os amalequitas, agora, fortalecidos com os medianitas e outros povos do oriente, usaram a Tática de tentar acabar com as riquezas produzidas pelo povo para enfraquecêlos economicamente, e assim, desistirem da Terra que Deus lhes deu como conquista. É claro esse propósito. Eles tentaram impedir e travessia, mas moisés intercedeu, e foram derrotados. Agora o povo já está instalado na terra, e lá estão eles de novo, só que agora, qual era o próprio? Fazer o povo de Deus desistir. Mas eles se deparam com um “lenhador”, e Gideão sabia muito bem, como derrubar uma árvore. Levantado pelo próprio Deus, lá estava Gideão? O povo tinha conquistado, já estava de posse da terra. Ele deve ter ouvido uma voz lá no íntimo do seu espírito: Vai deixar barato? Vai deixar os inimigos acabar com tudo que foi conquistado? Gideão deve ter dito para o inferno ouvir um sonoro NÃO!
Israel havia acabado de entrar na terra, já tinha a posse das terras, mas os amalequitas INVADIRAM aquelas terras. Os amalequitas invadem casas, famílias são destruídas, invadem nossas economias dentro da nossa casa para nos afundar e levar-nos a banca rota e por último, nos arruinar também espiritualmente. É preciso ter cuidado. Tem casos que nós mesmos levamos os amalequitas para dentro de nossa casa e para dentro das nossas famílias e Igrejas, como no 3º momento, como iremos ver. Mas tem amalequitas que entram sem a nossa permissão também. De qualquer jeito, sejam os “amalequitas” que carregamos por conta própria quer sejam aqueles que entram na nossa terra sem permissão alguma, o que devemos fazer com eles? Devemos partir para cima deles como Gideões valentes, até expulsá-los. Mas saibam: Os amalequitas nunca desistem! Mas quem tentar destruir o que conquistamos pela fé, muito esforço e luta terá que primeiro enfrentar alguém que é muito mais poderoso do que todos os amalequitas e idianitas juntos: eles terão que enfrentar o próprio Deus, que é Fogo Consumidor! Deus usou Gideão para novamente travar uma nova batalha espiritual, que também acontecia no campo físico, e é assim mesmo que acontece. Que batalha física podemos estar enfrentando? É com dívidas? Vícios? Confusões? Desemprego? Deixe-me dizer uma coisa: nessa segunda fase de Gideão, é o momento em que os amalequitas aparecem para tentar TIRAR daqueles que já estão na Igreja as conquistas que conseguiram depois de estarem em Deus. E eles atacam dentro de casa, na vida familiar, profissional, financeira e por fim, na área espiritual. Eles travam duas lutas paralelas para tentar empobrecer o povo de Deus: há uma batalha espiritual que vai tentar afetar o lado material, físico e por fim fazer a gente desistir de tudo. Mas Deus é mais! Em Cristo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37). Podemos dizer com as palavras de Paulo: “...estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rom. 8:38 e 39- Bíblia King James Atualizada –Português)
3- TERCEIRO MOMENTO DE UMA BATALHA ESPIRITUAL É A FASE DE ASUL
Agora é a vez de Saul. É muito interessante esse momento, porque, Deus dá uma ordem a Saul que seria assim: Vai e destrói tudo que tiver relacionado com os amalequitras. Destrói todos os amalequitas, até mesmo a criaão, tudo tudo, naão deixa nada para trás que não tenha sido destruído. Mas o que o rei Saul fez? Ele poupou a vida do rei dos amalequitas, e aquilo que era interessante a ele, não destruía, mantendo o que para ele era importante desse povo inimigo. Para Deus nada dos amalequitas tinha importância alguma, porque esse povo já vinha dando muito trabalho ao seu povo, e Deus estava muito triste com isso. Mesmo9 assim, Saul manteve o que achou importante para si. Ai tem um problema: qual?
- O povo amalequita veio a se misturar com o povo de Deus. Como Saul preservou coisas que para os amalequitas eram elementos importantes, esses elementos agora estão infiltrados no meio do povo de Israel. Tudo por culpa da desobediência de Saul. Deus se irou contra Saul, e logo tirou dele o trono, dando-o a Davi. Quantos estão fazendo o mesmo que Saul na Igreja hoje? Muitos aceitam a Jesus, mas levam os amalequitas para casa, para a Igreja-local, para suas novas relações de amizades e comunhão entre irmãos. Mas o discipulado é fundamental para que possamos expulsá-los da nossa vida. O processo e a permanência na Igreja, congregando, indo às células, obedecendo os princípios e orientações que nos são transmitidas pela Palavra de Deus. Bom seria poder evitar os Saul da Igreja, mas como não podemos, e muitas vezes até quem a gente menos imagina tem um comportamento saunizado (inventei agora), o que nos resta é mesmo permanecer firmes no processo, sendo tratados no seio da Igreja, da célula, e do discipulado com outras ferramentas como o Encontro com Deus, Encontros de Casais, Acampamentos jovens etc...
Os amalequitas representavam o papel do inimigo. Eles agiram da mesma forma, e nessa analogia pode-se dizer que os amalequitas tiveram exercendo o mesmo papel que o diabo e seus demônios exercem hoje:
1- A figura da Pedra, Moisés, Arão e Hur: Os amalequitas tentaram impedir que o povo de Israel entrasse na Terra Prometida, da mesma maneira, o diabo tenta nos impedir que nos acheguemos a Deus. Por isso Tiago 4:7 nos alerta: “Sujeitai-vos pois a Deus. Resití ao diabo, e ele fugirá de vós”. Mas como já disse, ele não faz isso sozinho, ele precisa corpos, mentes e corações para fazer isso, precisa de “amalequitas” que se escondem dentro de pessoas como nós. Assim como Moisés LEVANTOU MÃOS SANTAS para interceder pelo povo, levantemos nossas mãos santas para interceder tabém pelos nossos irmãos, pelo nosso país, pelas nossas próprias vidas e familiares. E se nossas mãos estiverem cansadas, e nossos braços prontos para se arriarem e se o nosso corpo físico estiver exausto, é hora de irmãos como ARÃO e HUR perceberem a necessidade de nos ajudar, trazendo uma PEDRA para que nos assentemos para descansar sobre ela. Jesus é a pedra. E ele mesmo diz que Nele encontraremos descanso (Mat. 11:28,29), e o Salmos 37 começa dizendo assim: Descansa no Senhor, e espera Nele. Permita que seus irmãos que hoje representam ARÃO e HUR coloquem uma pedra para você descansar. Não fique mais sozinho e exausto. Por quanto tempo você está de mãos erguidas? Seus braços já estão cansados, e seu corpo exausto, tua saúde debilitada. Se teu ARÃO e HUR não perceberem teu cansaço, vá atrás deles. Peça socorro. Eles se colocarão um a tua direita e outro a sua esquerda para te ajudar a manter os braços erguidos, porque se baixá-los a vitória não vem... Quando Moisés tinha seus braços erguidos, os amalequitas perdiam a batalha, mas quando seus braços abaixavam pelo cansaço, o povo de deus era derrotado. Mãos e braços para cima e vitória contra os amalequitas!
- Mateus 21:42: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que foi rejeitada pelos construtores é a que se tem tornado a principal pedra angular. Isto procede de Jeová e é maravilhoso aos nossos olhos’?”
- 1 Pedro 2:4: Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela... Em Atos Atos 4:8-12, o próprio Pedro fala que Jesus é a Pedra. Jesus é a rocha que Moisés tocou e que jorrou água no deserto.
2- A figura de Gideão, a invasão amalequita e a tentativa de enfraquecer economicamente o povo de Deus para que desista de suas conquistas: Os amalequitas tentaram empobrecer o povo, acabando com os frutos, o gado, as ovelhas e os jumentos que o povo tinha,m o que representava as suas riquezas e de onde vinha o sustento, só que agora eles tinham se INVADIDO a Terra Prometida, porém Gideão entra para despedaçá-los com suas hábeis machadadas. Com 300 homens colocou os amalequitas para correr... Os amalequitas agora estavam com os midianitas e outros povos do Oriente, mas o Deus de Gideão é Todo Poderoso. Assim como os midianitas e os amalequitas, estamos sujeitos a invasões inesperadas, e isso pode acontecer de muitas maeiras, mas fiquemos atentos aos invasores, e machadada neles! Temos muitos Gideões ao nosso lado na Igreja... Temos uma multidão de anjos e um Deus poderoso. Fora todos os amalequitas e midianitas da nossa vida, da nossa família, dos nossos parentes, do nosso trabalho, das nossas conquistas e da nossa Igreja.
3- A figura de Saul, nós e a Igreja: Saul era escolhido de Deus, foi umgido rei por Samuel, mas desobedeceu a Deus e não destruiu os midianitas, preservando coisas que achou importante aos seus olhos. 1Samuel 15:7-9:
 Saul poupou a vida do rei: “Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo.”
 Saul poupou o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. “Pouparam tudo o que era bom, mas tudo o que era desprezível e inútil destruíram por completo.”
E o que Deus faz? Veja 1Samuel 15:10-12: “Então o Senhor falou a Samuel:
"Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções". Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.
De madrugada Samuel foi ao encontro de Saul, mas lhe disseram: "Saul foi para o Carmelo, onde ergueu um monumento em sua própria honra e depois foi para Gilgal”
QUE DESCULPAS SAUL DEU?
As mesmas que muitos ainda hoje dão. Pior ainda, dizem que vai dar uma parte de seus ganhos desonestos na Igreja. É o mesmo argumento de Saul para tentar convencer o profeta de que fez o certo. Disse que ao animais que poupou era para sacrificar ao Senhor. Que papo mais furado para um desobediente, não?
Veja o que Saul disse como justificativa:
“Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor, o seu Deus, em Gilgal".
Samuel, porém, respondeu:
"Acaso tem o Senhor tanto prazer
em holocaustos e em sacrifícios
quanto em que se obedeça
à sua palavra?
A obediência é melhor
do que o sacrifício,
e a submissão é melhor
do que a gordura de carneiros.
Pois a rebeldia
é como o pecado da feitiçaria;
a arrogância, como o mal da idolatria.
Assim como você rejeitou
a palavra do Senhor,
ele o rejeitou como rei". (1Sam. 15:21-23)
QUE FIM LEVOU?
(1Samuel 31:1-8)
A perda da unção. O Espírito de Deus saiu imediatamente de Saul. A perda do contato com Deus. A perda da simpatia do povo. A perda da credibilidade. A perda dos soldados.
- Todos morreram com Saul na guerra. Inclusive seus filhos!
Essa é a consequência de quem traz para dentro da Igreja e da família elementos da cultura amalequita, e aqui, isso pode ser representado com irmãos que aceitam a Jesus mas mantém ativo:
- Certos vícios, que vão desde fumar, beber à questões de imoralidade e pornografia.
- Costumes que fogem aos princípios da Palavra de Deus.
- Maldições e as prisões da velha vida.
Tem muito Saul hoje, e isso vale também para os pastores que estão permitindo que a vida mundana e os ritmos e costumes mundanos entrem na Igreja, estão misturando o profano com o sagrado e achando que isso normal; chamam isso de moderno. Dizem que tudo mudou, porém, os princípios de Deus não mudam.
No verso 28, Deus tira o trono de Saul e dá a outra pessoa melhor que ele!
Fora amalequitas!