REFLEXÕES PASCAIS
Foi num dia mais ou menos assim que Ele veio e nos deu uma grande lição: estava tudo errado.Nada de sentar no primeiro lugar da fila, olho por olho, castigar os pecadores, condenar... Não era isso que o Deus vivo queria!
Flores que morrem todo dia e ainda assim são revestidas das mais belas roupagens, crianças como exemplo de fé e amor, pessoas arrependidas à frente do altar, aos poucos Jesus foi mostrando o melhor caminho. Ele morreu porque acreditava no amor, na remissão dos pecados, na vida eterna. É revigorante reler as passagens bíblicas que mostram Jesus usando palavras tão fortes e ao mesmo tempo tão brandas: “Aquele que crê em mim nunca estará sozinho.”, "Caminhamos pela fé, e não pela visão.”, ”... És precioso aos meus olhos. Troco reinos inteiros por ti...!”
Sua aparente fragilidade e ao mesmo tempo força nos conduz a várias certezas e a maior delas não é outra: vale à pena seguir neste Milênio as palavras de Jesus. Hoje as tentações são muito mais explícitas, o capitalismo nunca esteve tão evidente e urra em nossos lares a todo o tempo. Talvez o mais assustador seja constatar que agora sim não é filme, não é novela, não é ficção: a violência está em todo lugar e são pessoas comuns massacrando pessoas comuns. Não posso pensar em outra coisa senão pedir a unção de Deus. Se estiver protegido não vou me abalar diante do inesperado. O ilógico, o irracional, o desumano são as teias perversas da sociedade contemporânea. Então preciso ser coerente com as minhas crenças, com minha fé e eu creio em Deus Pai Todo Poderoso. A cada minuto devo lutar contra todas as adversidades que me distanciam de Deus, desde quando me levanto até quando me deito: é o relógio me empurrando a agir em função dele, a comida que engulo sem perceber os sabores, a água que entra em meu corpo automaticamente e por isso insípida demais, o trabalho rotineiro e sem “olho no olho”, preciso sentar com meus entes queridos e conversar de verdade, abraçar, sentir o cheiro...
Sou um ser humano entrelaçado com a natureza, então quando chove devo tocar nem que seja uma gota para sentir-me parte deste Universo e quando faz Sol, olhar o seu entardecer por alguns minutos é uma das minhas premissas. A Páscoa de hoje não é outra coisa: atravessar este grande mar de múltiplos perigos com firmeza nos passos, com a certeza de que não estou só: há um Deus que me guia e me aguarda de braços abertos. É por isso que vivo a Páscoa refletindo e olhando pra dentro de mim. Quem sabe eu não consiga ser de fato um ser humano melhor. Espero estar no caminho certo. Venha comigo nesta empreitada irmão!