ESCRITURA SAGRADA
Inspiração, estudo, e aplicação.
• 10 nomes de DEUS e 18 de JESUS.
• A Bíblia diz...
⇒ Tem 66 livros, 39 no Antigo Testamenti e 27 no Novo Testamento.
⇒ Foi escrita por mais de 30 pessoas.
⇒ Possui 30.442 versículos.
⇒ Foi escrita em um período de 1500 anos.
► Seus escritores incluem: um coletor de impostos, um pastor de ovelhas, um doutor, alguns pesacadores, um filósofo, um pregador, alguns profetas, um diplomata, um rei, e um rabino.
♦ Com suas 15.000 referências a DEUS, a Bíblia é o melhor livro para saber a seu respeito, e por ela, é possível conhecê-Lo de modo bem íntimo.
♦ Começamos pelos seus nomes. Na Bíblia, um nome é muito importante, porque descreve o caráter daquele que possui o nome.
♦ Considere, os 10 seguintes nomes de DEUS, e 18 títulos de Jesus.
→
• Qual é o nome de DEUS? O nome de DEUS está no relato do Livro Êxodo. Só o primeiro "nome" é o nome próprio. O resto é ou título, ou descrição mesmo usados para se referir a YAHWEH.
• Porque?
♦ Para entermos melhor o porquê disso: para o semita, o nome era a verdadeira expressão do "Eu" interior do "Ser". Como eles, os semitas, não conheciam a Deus em sua totalidade, eles não davam nome a DEUS. DEUS só é conhecido por aquilo que Ele revelou ao homemYAHWEH, Eu Sou.
♦ Salmo 83 versículo 18:
• O nome original de DEUS, é descrito por 4 letras hebraicas YHWH, e não se sabe quais vogais deveriam fixar ali.
• Qual é a importância? Isso não é importante. Se fosse, o próprio DEUS se teria certificado de que fosse preservada para o nosso uso. O importante é usar o nome de DEUS segundo a pronúncia convencional no nosso próprio idioma. DEUS, nome divino que durará para sempre e eternamente.