ATEUS X DEUS. QUEM VENCE?
ATEUS X DEUS
QUEM VENCERIA ESSA LUTA IMAGINÁRIA?
Há tempos venho me questionando tal embate. Não estou certo ainda se, de fato, existiria. Mas, analisando com cuidado a questão, descobri algumas citações interessantes.
Lendo Fritijof Capra em sua obra Ponto de Mutação:
“Um sinal impressionante do nosso tempo é o fato de as pessoas que se presume serem especialistas em vários campos já não estarem capacitadas a lidar com os problemas urgentes que surgem em suas respectivas áreas de especialização. Os economistas são incapazes de entender a inflação, os oncologistas estão totalmente confusos acerca das causas do câncer, os psiquiatras são mistificados pela esquizofrenia,a polícia vê-se impotente em face da criminalidade crescente, e a lista vai por aí afora.”
Os religiosos e os ditos especialistas em teologia têm feito o quê para melhorar a vida dos cidadãos? Criam templos, arrecadam milhões, iludem da mesma forma outros tantos milhões. Em nome do alcorão, outros religiosos radicais destroem torres, criam guerras “santas” e incitam ao ódio milhares de seguidores.
Que deus injusto é esse que só serve aos interesses dos ignorantes?
Percebe-se que a humanidade precisa dessa idéia do deus justo e bondoso, justamente porque é a única “verdade” que vem sendo proclamada há milhares de anos. Mentiras tornam-se verdades ditas mil vezes. Imagine milhões de vezes.
Lendo Aldoux Huxley, deparei-me com a seguinte afirmação:
“Se descobrirmos em uma ilha jamais visitada pela civilização, uma tribo que crê em pássaros e crocodilos como seus deuses, certamente vamos rir disso. Mas quem estaria mais certo? Aqueles primitivos que crêem em seres da natureza como suas divindades, ou nós, presumivelmente civilizados, que acreditamos em seres imaginários que nunca sequer vimos ou sequer tocamos?”
Assim como a ignorância não consegue justificar deus de maneira lógica, assim também a ciência, muito menos é capaz de fazê-lo.
Quando ouvi falar de energia cósmica passei a entender um pouco mais sobre as forças que atuam sobre nós e sobre a nossa vida no planeta Terra.
Essas forças não têm barba branca nem vão mandar você para o céu ou para o inferno e não vão ficar pedindo missas ou orações. Assim como o deus que você está acostumado a pensar, essa energia não é palpável, mas pode ser sentida quando de explosões solares. Impossível ignorar a influência da Lua sobre as plantações, as marés, os esquizofrênicos. É realmente difícil olhar para o cosmo e entender como funciona o universo. É absolutamente muito fácil criar religiões, deuses, diabos e afins...