ESQUERDA: Capacitar Pesquisadores para Munícipes Conhecerem a Própria Política

Nem todo município do Brasil tem sua história política registrada. Aqueles que não chegam a ter nem 80 mil habitantes, não conhece por meio de registros e pesquisas como se desenvolveu o distrito deles.

Não estou dizendo que seja fácil dar a toda população brasileira, conhecimento da própria história. No entanto, é possível. Pois a cada aumento de graduados, pode-se considerar que tenha maior facilidade de capacitar pesquisadores que tragam ao conhecimento do público, a história de seus municípios.

Tem muitas plataformas que podem hospedar cursos livres de capacitação em pesquisa histórica, mas também pode ser viabilizado por cursos de pós-graduações, cabe aos interessados em levar a história política dos municípios de onde pertencem, escolherem a melhor forma.

Podemos dizer que quando os cidadãos tem acesso a própria história, as decisões que tomam, são as mais acertadas e justas possíveis.

Saberão os políticos que fizeram mais e menos pelas cidades. Quais áreas sociais davam mais e menos importância. Isso pode ser considerado uma ferramenta auxiliar a avaliação política local.

Mas para tudo dar certo, precisa existir interesse, cidadãos comprometidos a fazer o projeto de valorização Social-Política darem o melhor de si.

Parece uma proposta inalcansável, mas como foi mencionado, a cada ano que se passa, o número de graduados aumenta, o que faz com que a necessidade de conhecer sobre as raizes de suas cidades seja importante.

Sim, todas as cidades conhecer suas histórias políticas é um gesto de valorização da democracia, por isso deve ser incentivado.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 14/12/2023
Reeditado em 14/12/2023
Código do texto: T7954126
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.