Coreia do Sul e Coreia do Norte

A Península da Coreia é uma região geopolítica localizada no nordeste da Ásia. Ela é dividida em dois países, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que foram separadas após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia (1950-1953). Desde então, as relações entre os dois países têm sido tensas e conflituosas. Neste ensaio, abordarei a história do conflito entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte e como as relações entre eles estão atualmente.

A divisão da Península da Coreia em dois países ocorreu após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando a União Soviética e os Estados Unidos dividiram a Coreia para ocupação militar. A Coreia do Norte ficou sob controle soviético, enquanto a Coreia do Sul ficou sob controle americano. A divisão da Coreia foi oficializada em 1948, com a criação da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) e da República da Coreia (Coreia do Sul).

Em 1950, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, dando início à Guerra da Coreia. O conflito durou três anos e terminou em 1953 com a assinatura de um armistício que estabeleceu uma zona desmilitarizada entre as duas Coreias. Desde então, as relações entre as duas Coreias têm sido tensas, com vários confrontos militares ocorrendo ao longo dos anos.

A Coreia do Norte é um estado totalitário saudado pela dinastia Kim desde a sua fundação. O atual líder, Kim Jong-un, sucedeu seu pai, Kim Jong-il, em 2011. O país tem sido alvo de críticas internacionais por causa de seus programas tóxicos e de mísseis, bem como por violação dos direitos humanos. As resistentes impostas à Coreia do Norte têm prejudicado sua economia e isoladas ainda mais o país da comunidade internacional.

Por outro lado, a Coreia do Sul é uma democracia parlamentar e uma das economias mais desenvolvidas do mundo. Desde a década de 1960, o país tem passado por uma transformação econômica impressionante, conhecida como o "Milagre do Rio Han". A Coreia do Sul é um importante parceiro comercial de vários países e é um importante membro de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Atualmente, as relações entre as duas Coreias estão em um impasse. Desde 2018, as relações melhoraram um pouco, com Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, cumprindo várias cúpulas para discutir a desnuclearização da península. No entanto, o processo não prosseguiram e o sofrimento experimentaram a aumentar em 2020, quando a Coreia do Norte explodiu uma torre de escritórios de ligação com a Coreia do Sul na cidade fronteiriça de Kaesong.

Waldryano
Enviado por Waldryano em 17/03/2023
Reeditado em 17/03/2023
Código do texto: T7742148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.