SEM A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL UM GOVERNANTE SE TORNA FRIO, INSENSÍVEL E ARROGANTE
Chaplin dizia: "Mais do que máquinas precisamos de humanidade.Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido". Agora, assistindo a diplomação e a posse, dois grandes eventos que marcaram a derrocada da truculência e selaram a vitória da democracia e do povo vendo a emoção de Lula tanto ao receber o diploma de Presidente da República como no seu discurso de posse onde a faixa lhe foi transferida por representantes do POVO e, melhor ainda, por uma mulher preta, que com toda a delicadeza feminina e num gesto sublime e singelo, acompanhada por um líder dos povos originários erroneamente apelidado de "índio", um garotinho preto de dez anos, um deficiente físico, um professor formado em Letras do Paraná, a cadelinha Resistência pergunto: O que seria um DIPLOMA SUPERIOR nas posse de um insensível? O que seria um título qualquer no currículo de um governante frio, muito mal intencionado no poder? Todavia, é muito mais provável que um ex-metalurgico nordestino seja muito mais humano que alguém que ostenta um pensamento belicoso e se gaba de portar um título de CAPITÃO do EXERCITO no poder. Por que? Porque o Exército foi um refúgio para um homem preguiçoso como Bolsonaro. Sem querer generalizar, é claro, é essa a leitura que faço do perfil do ex-presidente: Um excêntrico, arrogante, exímio fingidor, expert em mentir, eu o chamo de "camaleão" porque aprendeu muito bem a arte da camuflagem, porque tentou transmitir ao público a imagem de um "Messias", pena que, nem pra anticristo ele serve, pois é extremamente raso, e é possivel que até a "Besta do Apocalipse" se sentiria ofendida por ele ter sido, por alguns comparado com essa figura profética, pois a "Besta" seria mais inteligente, e Bolsonaro, um fraco de baixíssimo nível intelectual que sempre sonhou, e almejou estar no topo da hierarquia, sem as competências para isso. Nesse seu sonho maluco, nem que fosse necessário tentar chegar lá, explodindo uma bomba ou matando 30 mil brasileiros, como afirmou enquanto era deputado, esse homem não mediria esforços para alcançar o que queria e só chegou lá graças a uma prisão decidida ilegalmente em segunda instância. Tudo que faltou em Bolsonaro sobra em Lula: humanidade, empatia, simpatia e carisma. Graças a isso, a frieza do "Capitão América" perdeu para a humanidade de um operário.
QUEM FOI A MULHER DA ENTREGA DA FAIXA?
Aline Sousa, uma mulher negra de 33 anos, catadora de material reciclável, foi quem entregou a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde deste domingo (1º).
Aline Sousa, 33 anos, catadora: tem 33 anos, catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna são catadoras da mesma cooperativa. Mãe de filhos 6 meninos e 1 menina, em 2012 Aline foi eleita diretora Secretária da Rede CENTCOOP-DF e 3 anos depois a primeira Presidenta da Rede. Hoje está no seu terceiro mandato. Ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do DF. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida onde desde 2009 e mais outras 30 famílias de catadores que também foram contemplados.
QUEM É AQUELE GAROTO QUE SUBIU A RAMPA DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA?
Francisco, 10 anos, morador de Itaquera: é corintiano, faz natação, em 2022 ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região).
QUEM É AQUELA CADELINHA NOMEADA COMO RESISTENCIA QUE SUBIU A RAMPA EM BRASILIA?
Resistência é uma cadelinha sem raça definida adotada por Lula e pela primeira-dama Janja. De acordo com o próprio Lula, Resistência foi encontrada em 2018, quando ainda era filhote, nas ruas de Curitiba (PR), se desviando dos carros próximo ao local da vigília de militantes do PT em frente à Superintendência da Polícia Federal, onde o presidente estava preso.
Resistência acompanhou o grupo de apoiadores do petista que acampou na frente da sede da Polícia Federal no Paraná quando ele esteve preso.
Foi acolhida por dois metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), Marquinho e Cabelo, e passou a viver no chamado "Acampamento Lula Livre", onde estava sempre coberta por um lenço vermelho com a bandeira do partido.
A cadelinha foi, então, batizada com o nome daquela que era considerada a missão coletiva dos reunidos ali. A mascote da vigília pela liberdade de Lula adoeceu e foi acolhida por Janja, então namorada do presidente eleito, que a levou para casa e deu a ela os cuidados necessários. Resistência abandonou os lencinhos vermelhos para adotar um visual mais discreto, com estrelinhas vermelhas adornando seu pelo.
Não podemos jamais desprezar os animais, e não podemos nunca esquecer a lição dos corvos de 1Reis 17. Nessa narrativa o Profeta Elias fora alimentado por CORVOS num momento de perseguição promovido pela perversa esposa do rei Acabe. Jesebel controlava e manipulava os sentimentos de Acabe, por isso, sua palavra tinha tanto peso, assim ordenara que os soldados perseguissem até encontrar Elias, porém, o Profeta fugiu e durante a fuga, quem alimentou Elias? Num primeiro momento foram os CORVOS, e no pior momento, um anjo.
Primeiro momento: "E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro."
.Segundo momento: Elias estava EXAUSTO e cansado em seu ministério, devido as denúncias que fez do desgoverno de Acabe e da idolatria que girava entorno do padroeiro daquela nação: Baal, deus adorado pelos povo, as autoridades oficiais e pelo rei. Então Elias falou a verdade sobre aquilo, além da corrupção da época. Então, cansado e exausto da perseguição sofrida, em sua fuga, o Profeta desejou a morte, porém enquanto dormia, uma "mesa" lhe estava sendo preparada.
"Deitou-se por terra e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o e disse: Levanta-te e come. Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Veio o anjo do Senhor uma segunda vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus (1 Reis 19, 5-8). Isso me faz lembrar o Salmos 23. Lindo, o salmista Davi nós fala da provisão divina. Mesmo diante das adversidades, nada há de faltar para aqueles que tem a Deus!
O "pão de Elias" que fora trazido por um ANJO renovou as forças do profeta, e depois de revigorado, caminhou por 40 dias e 40 noites até chegar ao destino que Deus tinha para ele: o Monte de Deus, nomeadamente como Horeb, o Monte de Deus. Horeb significa "seco" ou "o desolado", e era essa a característica mesmo de um deserto, e representava bem como Elias se encontrava em seus sentimentos, em sua alma. Elias estava literalmente em um deserto e, com um deserto dentro dele. Corpo, alma e espírito, desolado. As mesmas características do deserto estava em Elias, porém horebe era o Monte de Deus e era o lugar perfeito para Deus tratar Elias, apromora-o lá, capacita-lo, treina-lo, discipllula-lo para que fosse melhor que antes. Elias viveria um segundo momento, agora, e seria diferente, melhor.
Corvos trouxeram pão e carne a Elias, e na prisão de Lula estava por lá nas imediações a cachorrinha "Resistência" durante as vigílias na Sede da Polícia Federal, nos 580 não levou alimento, mas chamou a atenção daquelas pessoas para uma coisa: Esperança. Resistência estava ali para Esperançar. Os CORVOS sempre estiveram presentes nas mitologias como animais agourentos e de mal presságio, mas ali, quando Elias mais precisava, foram eles que trouxeram o alimento para o Profeta. Depois dos corvos, quem preparou os alimentos para Elias enquanto dormia de exaustão? Um anjo. E com o pão que o anjo trouxe, Elias pode caminhar 40 dias e 40 noites, chagando ao topo do monte. Aí Deus me faz lembrar uma frase que ouvi, não sei de que autor. "Só quem esteve nos vales sabe dizer a alegria de estar ao topo de um.monte". Lula esteve nos vales, e agora onde está?
Na Presidência da República. Ele subiu a Rampa pela terceira vez, deixando para trás todos os preconceitos e barreiras que uma pessoa comum já enfrentou. E ele subiu com representantes do Povo.
QUEM É O CACIQUE RAONE?
Cacique Raoni: dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Bepkrakti é reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos e dedicou sua vida a defesa da vida e dos territórios desses povos.
QUEM É O OPERARIO QUE SUBIU A RAMPA COM LULA?
Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico: tem 36 anos, é metalúrgico do ABC desde seus 18 anos. Atualmente trabalha na Delga, em Diadema. Tendo passado também por mais duas empresas da categoria: Tecnobank Indústria Metalúrgica e Balanças Toledo. Foi beneficiário do Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e se formou em Educação Física. Fez cursos técnicos do SENAI da Escola Livre para formação integral Dona Lindu, que leva o nome da mãe do presidente. Weslley também é músico.
QUEM É O PROFESSOR PARANAENSE QUE SIBIU A RAMPA?
Murilo Jesus, 28 anos, professor: tem 28 anos, filho de Margarida Cristina de Quadros e Júlio César de Jesus. É professor, formado em Letras Português e Inglês (UTFPR) e mora em Curitiba. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.
QUEM É A COZINHEIRA QUE SIBIU A RAMPA COM LULA?
Jucimara Santos, cozinheira: paranaense nascida em Palotina e hoje morando em Maringá. Cozinha para na Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e quando tem condições faz pão para doação.
QUEM FOI O JOVEM POTIGUAR QUE SUBIU A RAMPA E QUEM ELE REPRESENTA?
Ivan Baron, que tem paralisia cerebral: Jovem potiguar teve, os 3 anos de idade, meningite viral, doença que causou a paralisia. Influencer PCD. com mais de 340 mil seguidores, Ivan Baron representa a comunidade PCD (pessoas com deficiência) e ativista que luta contra o capacitismo nas redes.
UM ARTESÃO TAMBÉM SUBIU A RAMPA, UMA DAS PROFISSÕES MAIS ANTIGAS E PRECURSORA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DO SECULO XVIII NA INGLATERRA
Quem foi o artesão que subiu a Rampa da Presidência da República? Flávio Pereira, 50 anos, artesão: tem 50 anos, nascido em 7 de maio de 1972, natural de Pinhalão, estado do Paraná. Filho de Iraci Rosa Pereira e José Paulo Pereira. Esteve na vigília Lula Livre nós 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.
https://twitter.com/senadorhumberto/status/1602362591443128344t=LlzE3FfJeU2TDLrBiPwFbw&s=08
https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/01/01/veja-quem-entregou-a-faixa-presidencial-para-lula.ghtml
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/01/01/resistencia-cadela-que-adoeceu-com-lula-na-prisao-foi-acolhida-por-janja.htm
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimasnoticias/2023/01/01/quem-sao-as-pessoas-que-subiram-a-rampa-do-planalto-com-lula.htm