O DIA DO CHACAL

                                                       

O chacal perdeu, foi uma queda horrível, ele morava bem ali naqueles poucos alqueires formados em cidade dês dos anos cinquenta, desmembrados do estado de Goiás para construir Brasília; a capital mais importante desse país.

Senhor Juscelino Kubitschek Ex-Presidente do Brasil idealizou, planejou e com os desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer construíram, assim fora feito e aí está nossa majestosa Brasília. Parece uma miragem em pleno cerrado Goiano.

O barulho das máquinas e o avanço da topografia expandindo e fincando piquete baliza e terraplanagem enxotaram os bichos do cerrado que foram para longe buscar novas moradias, as jaguatiricas e lobos Guarás se evadiram com o rabo entre as pernas, os políticos daquela época não as indenizaram pela ocupação de seu habitat, deveriam serem levalos para um ambiente já reservado assim como seu bioma original, para tudo da-se um jeito.

    Agora é diferente, nesse mesmo terreno foram edificados alguns palacetes; morada do mais perverso dos animais, o bicho homem, esses que de tempos variados, muitos deles de quatro em quatro anos são remanejados, dizem eles trabalhar para o povo em leis e outras mais diversidades.

 Sempre arrodeado pela sua caterva, alternando para grupos de religiosos protestantes, o Chacal tinha em mente e agia com muita determinação que aliás tudo foram terminado, não deu em nada, a escolha democrática através do voto o substituio por um novo comandante da nação. 

O Chacal quando em exercício da fução, dizia que seus feitos e administração de seu governo era abençoado por deus, logo se vê uma grande disparidade, o deus na essência da palavra... sim! O verdadeiro, nunca desceria de seu trono grandioso para privilegiar um de seus criados mesmo que fosse presidente de uma nação, nem obedeceria às evocações em orações embalada por uma fé delirante de sua tão dedicada religiosa esposa, primeira dama.

 

Esses grandes homens desse pouco mais de meio século passado, edificaram a concreto e ferragens posto pelas mãos dos Candangos; trabalhadores do pesado ergueram essa moderna capital em meio a esse sertão de Goiás, antes uma estreita estradinha para o tráfego desses sertanistas desbravadores destas longínquas localizações no meio do nada.

Depois da inauguração dessas moradias feitas para esses representantes da nação, residiram e trabalharam bons políticos, reuniram e até escreveram a nova constituição, mas porém nem sempre vivemos de glórias, o mau também faz história, por ordem do povo e apurações das urnas, através do voto os eleitores votaram em pleno ato democrático escolheram, e felizmente estamos no fim de seu mandato, foram quatro anos de grandes sofrimentos para o povo desse nosso país, felizmente não foram reeleito, estamos livres de uma grande tragédia, o Chacal não foi eleito, hoje, nesse fim de ano acontece as mudanças, o Palácio da Alvorada está sendo esvaziado para novo inquilino, quando diminuir os sons dos gingos beis e começar o ano bom,  o Palácio do Planalto terá nova voz, a partir do ano novo.

Com a queda do Chacal, poderemos com alívio dizer com ares de esperanças: FELIZ ANO DE 2023. Que a paz reine nesse nosso Brasil.

  

Antonio Portilho antherport
Enviado por Antonio Portilho antherport em 20/12/2022
Reeditado em 25/12/2022
Código do texto: T7675894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.