Não foi somente Bolsonaro quem perdeu a eleição

De acordo com o resultado do segundo turno das eleições para presidente do Brasil, perderam Jair Bolsonaro e o bolsonarismo. Este último, uma força política que está muito além da pessoa do presidente da República que, mesmo derrotado, viverá por muito tempo entre nós.

Também perderam as fakes News, a máquina de mentira e de assassinato de reputação bolsonarista que está viva e atuante com força total desde 2018.

Foram derrotadas as manipulações através das redes sociais com desinformação em massa, principalmente.

Derrotado foi, ainda, o uso inescrupuloso e criminoso da máquina estatal e do próprio imposto da população em favor da campanha de Jair Bolsonaro, com mais de 273 bilhões sendo utilizado em auxílios na reta final do pleito eleitoral e na esperança de angariar votos. Até crédito consignado do Auxílio Brasil foi criado a menos de 15 das eleições.

Derrotadas e envergonhadas foram as ameaças à Democracia, às instituições democráticas, à Justiça Eleitoral e a tentativa de refundar um novo AI-5.

Perdeu a TV Estatal Jovem Pan e outras dezenas de blogs que trabalhavam, diuturnamente, para exaltar Bolsonaro, aumentar seus feitos presidenciáveis, ludibriar a sociedade e manchar a reputação dos seus adversários políticos.

Derrotados e humilhados foram os líderes religiosos manipuladores, ameaçadores, sem escrúpulos, que usaram os púlpitos das igrejas de forma jamais vista, com ameaças aos fiéis, impedindo membros de participarem da santa ceia, com pregação sobre Bolsonaro e contra o PT e a “esquerda”, no altar, fazendo sinais de arminhas em cultos e louvando Jair Bolsonaro e atacando Lula, no período de louvor.

Derrotados foram o negacionismo, a anticiência, a ojeriza à cultura, o ódio à educação e aos professores.

Derrotadas foram as discriminações, o racismo estrutural, a homofobia e o preconceito de origem contra nordestinos, a xenofobia.

Perderam os madeireiros ilegais, garimpeiros, invasores de terras indígenas demarcadas e aqueles que não respeitam a causa socioambiental.

Perderam aqueles que odeiam os pobres, que acham normal um punhado de gente com muito dinheiro e vivendo no luxo, enquanto a maioria absoluta vive de migalhas e próximo à miséria.

Perderam também os patrões e grandes empresários que, de forma abjeta e criminosa, ameaçaram seus funcionários e quiseram comprar os votos deles a favor de Bolsonaro.

Derrotados e perdedores foram Jair Bolsonaro e todos aqueles que corroboram seu modo de pensar, agir e suas falas abjetas e discriminatórias.

Venceu a Democracia, a pluralidade cultural, a diversidade, o Estado Laico, a igualdade de oportunidade. Venceram as instituições que estavam sobre ameaça, os pobres, os nordestinos, as mulheres e o povo brasileiro, sofrido!

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 31/10/2022
Código do texto: T7639997
Classificação de conteúdo: seguro