Debate da Globo: minha análise!

Mais uma vez a Simone Tebet foi muito bem, como nos debates anteriores, sempre fazendo Bolsonaro ser seu principal alvo. A pergunta que o presidente fez a ela para atacar Lula, sobre a morte do ex-prefeito, Celso Daniel, teve uma resposta memorável e humilhante para o candidato à reeleição. Mais uma vez se saiu como um dos destaques.

O Ciro Gomes, que normalmente vai bem nos debates, pareceu-me um tanto nervoso, aflito pela sua condição e perda de votos para Lula na reta final da campanha. Há uma pressão enorme contra sua candidatura, feita por artistas, intelectuais e grandes personalidades, que outrora se diziam seus eleitores, como o cantor e compositor Caetano Veloso e o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. Creio que essa pressão sistemática na reta final retirou parte do seu brio. Mesmo assim ele não foi mal.

Jair Bolsonaro, como sempre fala exclusivamente para seu público cativo, não consegue conquistar votos dos indecisos, nem daqueles que pretendem votar Branco ou Nulo. Os líderes religiosos conseguem mais votos para ele fazendo lavagem cerebral nos templos e em cultos, do que ele enquanto candidato. Sua agressividade, leviandade, mentiras e grosserias o colocam numa situação de estar aquém da dignidade do cargo que ocupa. Nunca se comportou em quase 4 anos de mandato como presidente e chefe de Estado, não será num debate que irá se comportar. Sua participação foi improdutiva, no que tange a conquistar novos eleitores. Ele só mantém seu rebanho, permanecendo intocável sua enorme rejeição.

O ex-presidente Lula, tem algo a seu favor, tem infinitamente mais postura de presidente que o dono da faixa presidencial. Mesmo sendo o mais atacado, - até porque está à frente nas pesquisas de intenções de votos, mantém-se sereno, sabe levantar o tom quando pegam pesado com ele e, mesmo na defensiva, se saiu muito bem, mas do que eu esperava. Foi infinitamente melhor que no debate da Band, que considero que ele foi mal.

Soraya Thronicke, essa sim foi a estrela do Debate, mesmo levando uma grande e leviana investida de Jair Bolsonaro*, ela protagonizou os melhores momentos do evento, acabou com o falso sacerdote, "o padre de festa junina, que recebeu emprego de Cabo-eleitoral de Jair Bolsonaro". Ela simplesmente foi sensacional! Colocou Kelmon no seu devido lugar, de farsante, além de ter atacado Bolsonaro inúmeras vezes de forma contundente e hábil.

Felipe D’Ávila, é a mesma ladainha de sempre, Estado Mínimo, liberalismo, exaltação do governador Zema e do Partido Novo e privatizações. Mesmo assim, é uma pessoa que fala bem e tem uma ótima postura, condizente com o cargo que pretende ocupar.

O falso sacerdote, o padre Kelmon, linha auxiliar de Bolsonaro e seu Cabo-eleitoral, além de desrespeitar sistematicamente às regras do debate, interrompendo seus oponentes, queria ficar fazendo dobradinha com seu candidato e atacando o PT e a Esquerda, como se ninguém percebesse e soubesse qual era a sua função dentro do debate. Estava esperando alguém que o colocasse em seu lugar e mostrasse sua verdadeira face, a candidata Soraya Thronicke, fez isso com maestria!

Notas:

A Globo, como sempre mostrou imparcialidade no debate especialmente no tratamento aos debatedores. Os bolsonaristas que dizem que a Globo persegue Bolsonaro,- como outrora diziam os petistas sobre Lula e Dilma-, têm que admitir o seguinte: se a emissora não concedesse tratamento isonômico aos debatedores, Jair Bolsonaro e Lula não iriam ter inúmeros direito de resposta.

*Jair Bolsonaro, agrediu gratuitamente a candidata Soraya Thronicke, quando disse que ela foi até ele e pediu empregos, com intuito de humilha-la. Todavia, todos sabem que os chefes do Poder Executivo (Prefeitos, Governadores e Presidente da República) são portadores de milhares de cargos públicos, especialmente o Executivo Federal, que possui milhares de cargos em estatais, o que obviamente, são distribuídos entre seus apoiadores e partidos da coalizão, portanto, o que Bolsonaro fez foi ridículo, leviano e absurdo!

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 30/09/2022
Reeditado em 30/09/2022
Código do texto: T7617582
Classificação de conteúdo: seguro