Diferença de um país católico e protestante, no que tange a religião de seus presidentes.

O Brasil católico teve dois presidentes protestantes: Café Filho que era presbiteriano e o General Ernesto Geisel, que era luterano. Todos os outros eram ou se declararam católicos.

Já o Protestante Estados Unidos da América com a vitória de Joy Biden confirmada terá o segundo presidente católico de toda sua história, o primeiro foi John F. Kennedy. Os demais eram ou se declararam protestantes.

Uma curiosidade: os Estados Unidos são uma das mais antigas nações laicas do mundo. De fato, Estado e igreja são separados no país. Mas todos os presidentes para serem eleitos devem frequentar uma igreja. Uns frequentaram por devoção e convicção religiosa, outros só para manterem esse “importante” ritual, conforme a sociedade e os valores norte-americanos.

Donald Trump é um desses, nunca foi um religioso, mas frequenta igreja, especialmente em período eleitoral, para ganhar e manter votos dos conservadores republicanos.

Sobre o Brasil: Bolsonaro é um católico confesso, que muitos acreditam ser evangélico, por sua proximidade com grandes líderes denominacionais desse segmento religioso, além de ter sido batizado pelo pastor Everaldo em Israel, no Rio Jordão em 2016.

Fernando Henrique Cardoso tem fama de ateu, até por ser um grande acadêmico e sociólogo. Mas não admite publicamente e mantém discurso de que é católico. Até porque se admitisse que era ateu, ele nunca ganharia uma eleição no Brasil. Em recente pesquisa da Revista Veja, a maioria absoluta dos brasileiros disseram que não votariam num ateu.

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 08/11/2020
Reeditado em 20/03/2022
Código do texto: T7106561
Classificação de conteúdo: seguro