Buraco negro na Previdência Social

De acordo com a Nasa – Agência Espacial Americana -, a nossa galáxia Via Láctea tem 13 bilhões de anos de existência e contém cerca de 400 bilhões de estrelas e 10 milhões de buracos negros. Os buracos negros são oriundos de estrelas mortas (implodidas) que geraram grande densidade e acúmulo de massa num único ponto onde nem a luz consegue escapar; e podem ser do tamanho de um “átomo”, “stelar”, chegar até 20 vezes a massa do Sol, ou ser “supermassivos”, possuir a massa do nosso Sol multiplicada por um milhão no mínimo.

Ainda conforme a Nasa, os buracos negros são necessários para manter as estruturas das galáxias e aglomerados estelares; e que em quase todas as galáxias há um buraco supermassivo em seu centro, e que em nossa Via Láctea existe um imenso buraco chamado Sagittarius A, cuja massa equivale a quatro milhões de sóis do nosso sistema.

O buraco negro mais próximo que se tem notícia do nosso planeta está distante cerca de 24 mil anos-luz, portanto não oferece nenhum risco de engolir o nosso planeta. Mas os cientistas ainda têm dúvidas se os buracos negros têm órbitas definidas ou se estão voando soltos pela galáxia, o que podem pôr em risco o nosso planeta. Os buracos negros são ameaças as estrelas, planetas e luas ao seu redor, porque além de tragá-las, podem expelir raios X mortais.

Há um buraco supermassivo no centro da nossa economia que afeta 60 % do lucro do país, dos estados e dos municípios; buraco este causado pelos pagamentos de aposentadorias, pensionistas e benefícios como auxílio-doença e maternidade; e que já geraram um déficit nas contas públicas em torno de 140 bilhões de reais. Um buraco que vem aumentando devido ao aumento da expectativa de vida, com as fraudes e até com as leis muito brandas. A Reforma da Previdência é um assunto que vem sendo tratado desde o Governo Temer.

Diante do exposto, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados um Pacote contendo mudanças da Previdência Social e Emendas na Constituição referente a pagamentos de benefícios, aposentadorias por tempo de serviço e invalidez, e pensões. Dentre estas mudanças, estão o aumento nas alíquotas no INSS; aumento da idade mínima para se aposentar, de 60 anos para 65 para homens; e 55 anos para 62 para mulheres; aumento da contribuição para se aposentar tanto para homens quanto para mulheres; comprovação do tempo de serviço para o trabalhador rural; e corte nos salários dos pensionistas e das pensionistas de 100% para 50%. Depois de ser aprovado pela Câmara segue para Senado e retorna para o presidente para ser sancionado.

O certo é que para esta Reforma da Previdência dar certo ninguém pode ficar de fora, ou seja, militares da forças armadas, funcionários públicos e agentes políticos não podem ter privilégios, como aposentar-se mais cedo e ganhar mais. Os direitos e deveres devem ser iguais para todos, exceto para quem exerce uma profissão que envolve risco de saúde e vida, como policiais, professores e profissionais da área da saúde. É preciso ainda igualar o salário dos funcionários públicos e agentes políticos aos dos aposentados da iniciativa privada, pois não é justo um funcionário público do alto escalão ou político receber em torno de 40 salários mínimos. Enfim, precioso haver uma Reforma que dure muito tempo.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/03/2019
Reeditado em 01/03/2019
Código do texto: T6587005
Classificação de conteúdo: seguro