Pela política agrícola
(publicado no jornal "O Popular", seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 25-04-94)
O homem do campo, sem terra ou sem recursos para dela adquirir o seu sustento, parte para a cidade em busca de uma vida melhor, mais confortável. O êxodo rural tem aumentado a cada dia, causando problemas para as cidades que não têm como abrigar tanta gente, isto é, oferecer empregos, escolas, assistência médica, etc. É preciso conter o crescimento desordenado das cidades, que tem se tornado uma questão de segurança pública.
É preciso que haja uma política agrícola voltada para o produtor rural (pequeno e médio principalmente), que lhe assegure financiamentos compatíveis, para que o mesmo adquira implementos e máquinas agrícolas, e assim possa preparar o solo, plantar e colher. Também que lhe assegure bons preços na hora de vender o produto; dessa maneira compensa o custo da produção. Assim o país teria alimentos para a população e exportação. Nenhum país por mais industrializado que seja, pode desprezar a agropecuária, que é uma fonte de riqueza. Além do mais em se tratando de um país de grande extensão e de terras férteis.
Os governos precisam se conscientizar da necessidade de conter o êxodo rural, incentivando o lavrador a permanecer no trabalho da terra, investindo em obras de infraestrutura, como escolas rurais, eletrificação rural e assistência médica. Pois o que fazem as pessoas se aventurarem na cidade é a busca de emprego e conforto pessoal.
O Projeto de Eletrificação Rural de 32 mil propriedades, do governo Íris Rezende, é o maior da América Latina, vida desenvolver o pequeno e médio agricultor, impedindo assim a sua migração para a cidade. 15 mil propriedades já foram beneficiadas. A energia elétrica é de grande utilidade, gera serviços e ainda traz o conforto da cidade, como a iluminação e o banho quente. Destarte o ex-governador e candidato ao Senado, Íris Rezende, deu um grande passo para o desenvolvimento agropecuário de Goiás. O governador Agenor Rezende com irá dar continuidade a este grande projeto.
Nota do autor: a frase “banho quente” criada por mim foi lançada neste texto.