O que é "ser de Direita?"

Ser de direita é ser conservador? Obviamente, há um caráter conservador e tradicional na Direita, ou melhor, nas Direitas. Contudo, valho-me do direito de dizer que as Direitas também englobam os liberalistas.

A direita libertária é libertária na economia, primeiramente, mas, também, pode sê-lo em questões sociais, podendo defender algumas bandeiras comuns à esquerda.

Portanto, antes de sair por descendo à lenha no seu amiguinho da Direita, como eu, pergunte em que tipo de Direita ele insere-se. Afinal de contas, nem toda Direita é burra!

A Direita é antiutópica, ela acredita, sim, na capacidade de melhorar o mundo. O indeterminismo histórico prepondera, bem como a ideia de um homem que nasce mau (salvo na Direita cristã). A democracia da direita contra o igualitarismo da esquerda, sim, defendamos o direito à diferença e a proteção do direito individual e da propriedade privada. Sim, o Capitalismo, mas aquele do livre mercado, que, a meu ver, sumiu um pouco. E, por fim, o nacionalismo, cada Estado é um Estado e ponto.

Sou direita, sim. E sempre serei. Mas não sou direita conservadora. Sou libertário!

E viva o Liberalismo econômico...

Le Vay
Enviado por Le Vay em 31/05/2013
Código do texto: T4318910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.